Companhia das Letrinhas
MATA
Contos do folclore brasileiro
Autor: Heloisa Prieto
Ilustrador: Guilherme Vianna


Livro vencedor do prêmio FNLIJ 2000 / Categoria: Informativo
#MATA
A beleza irresistível do boto, a horripilante bruxa amazônica, a generosidade da Mãe d'água - eis alguns dos mistérios narrados neste livro, em histórias que possuem dois grandes dons: fazer rir e despertar a imaginação com algumas das mais belas lendas da tradição oral do mundo.
Apresentação
Antes de narrar suas histórias a Larissa, dona Mariana previne: "vou contar uma linda história de amor para você. Daquelas mesmo. Para você nunca esquecer". Falante e atrevida, dona Mariana Encantada é uma das personagens mais interessantes da tradição da Encantaria, que teve origem no Pará e no Maranhão. Segundo essa tradição, os encantados são espíritos de pessoas que, em vez de morrer, se "encantaram", passando a existir no mundo invisível. Quando querem ajudar os vivos, entram na cabeça de uma pessoa de bom coração e transmitem seus conhecimentos por meio de histórias.
A beleza irresistível do boto, a horripilante bruxa amazônica, a generosidade da Mãe d'água - eis alguns dos mistérios narrados por dona Mariana, em histórias que possuem dois grandes dons: fazer rir e despertar a imaginação com algumas das mais belas lendas da tradição oral do mundo.
No prefácio, escrito de forma clara e instrutiva, Lilia Moritz Schwarcz introduz o jovem leitor ao mundo das narrativas folclóricas.

Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 2000, categoria informativo
Ficha Técnica
Título original: MATA
Capa: Guilherme Vianna
Páginas: 64
Formato: 21.00 x 28.00 cm
Peso: 0.257 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 21/11/2000
ISBN: 9788574060743
Selo: Companhia das Letrinhas
Prêmios
Livro vencedor do prêmio FNLIJ 2000 / Categoria:
Série
MATA - Contos do folclore brasileiro
Heloisa Prieto
A beleza irresistível do boto, a horripilante bruxa amazônica, a generosidade da Mãe d'água - eis alguns dos mistérios narrados neste livro, em histórias que possuem dois grandes dons: fazer rir e despertar a imaginação com algumas das mais belas lendas da tradição oral do mundo. Leia +
TERRA - Lampião e a Baronesa
Heloisa Prieto
Lampião, Maria Bonita e a cultura sertaneja nas palavras de uma das maiores contadoras de histórias do Brasil. Fato ou ficção? História ou folclore? Heloisa Prieto joga com as ambigüidades desse grande personagem que é Lampião, reproduzindo o ambiente do sertão e o cenário das lutas do cangaço num texto empolgante e sensível. Leia +
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Todos os direitos reservados 2017