A Companhia das Letras publica, pela primeira vez em português, as Obras Completas de Freud traduzidas diretamente do alemão e, ao mesmo tempo, organizadas na ordem cronológica em que apareceram originalmente os textos.
O volume 15 inclui textos de 1920 a 1923. Psicologia das massas e análise do Eu aborda o comportamento de grupos, partindo do fato de que as relações que moldam o indivíduo, desde a infância, são também fenômenos sociais. Assim, o irracionalismo dos movimentos políticos de massa - recorde-se que o fascismo e o comunismo estavam em ascensão na época - é explicado por conceitos psicanalíticos como libido e regressão.
O ensaio "Sobre a psicogênese de um caso de homossexualidade feminina" traz formulações sobre a sexualidade feminina e a homossexualidade em geral. Ainda, dois textos sobre a telepatia são testemunho do interesse de Freud pelo tema. Por sua vez, "Uma neurose do século XVIII envolvendo o Demônio" analisa o peculiar documento deixado por um pintor alemão, a história do pacto que ele fez com o Diabo a fim de livrar-se de sua neurose.
Título original: Gesammelte Werke
Tradução:
Paulo César de Souza
Páginas: 352
Formato: 13.00 X 21.00 cm
Peso: 0.467 kg
Acabamento: Livro capa dura
Lançamento: 07/06/2011
ISBN: 9788535918717
Selo: Companhia das Letras
Deixe seu comentário
Você deve estar logado para comentar