Para brincar literatura e formar leitores que se divertem lendo

08/10/2020
A gente sabe a importância de formar leitores. Mas como se faz isso? Formação leitora é muito mais que saber ler. Tem a ver com descobrir todas as delícias de se jogar numa história, numa ilustração, numa relação com um mundo novo, cheio de descobertas e aventuras.

Ler por prazer para ler sempre! ;-) Imagem: Os tesouros de Monifa, de Sonia Rosa (texto) e Soninha (ilustrações)

Livros divertem, envolvem, por vezes emocionam, aventuram, assustam. A gente lê, afinal, porque gosta, uai! Em que livro você já quis morar?

Brincar literatura

Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores para crianças do Brasil, contou certa vez a um amigo o seguinte: ele resolveu escrever para os pequenos leitores porque queria criar livros onde as crianças quisessem morar. Linda essa imagem, né? Um livro tão delicioso, intrigante, mobilizador, afetuoso que a gente quer viver lá! ;-) Pois essa é nossa primeira dica para formar leitores para a vida toda aí na sua casa: oferecer livros para as crianças lerem por prazer e por diversão.

1) Foque na diversão

Como sabemos que ler é muito importante, às vezes  colocamos a leitura no campo do "tem que". Queremos tanto que as crianças leiam que acabamos forçando a mão na "obrigação". Leitura é mais convite que intimação, sabe como? A ideia é deixar os livros à mão, deixar que folheiem, mexam, manipulem, brinquem com o objeto. Ajude-os a descobrir que ler é bom! Outra dica: leia para eles! Mesmo para os maiores! E leia com eles. Leia junto, leia suas obras favoritas, seja o exemplo. Tenha sempre um livro com você e mostre sempre a eles os livros para crianças de que você gosta! Por que você acha essa obra tão incrível? Conte para as crianças o que encanta, diverte, apaixona ;-) Tem um post super bacana falando sobre formação leitora, que deixamos aqui embaixo: https://blog.brinquebook.com.br/ler-ler/formar-leitores-na-quarentena/

///

2) Escolha livros que não servem para nada! ;-)

Sim, os livros são ótimos para:
  • abordar emoções e sentimentos com as crianças,
  • ajudá-las a aprender vocabulário que permita nomear o que sentem e organizar o mundo interior
  • viajar por outras realidades, alargar a experiência e a capacidade de compreensão
  • trabalhar a empatia, a regulação emocional e outras competências socioemocionais necessárias para o século XXI
  • facilitar a alfabetização e ganhar fluência leitora
  • aprender, aprender, aprender
Mas -- e, neste caso, o mas faz uma grande diferença -- na hora de escolher os livros que vai ler para os pequenos, saiba que eles não precisam servir para nada! Essas qualidades que listamos acima são ótimas, mas são ganhos extras, a mais, laterais, que só vão acontecer se a criança ler por prazer, porque gostou da obra, porque se encantou por ela, porque riu, se emocionou, se divertiu.

Ler é uma delícia. Deixe seu filho descobrir isso! ;-) Imagem: A árvore de bebês, de Sophie Blackall

Capriche na curadoria de livros do seu filho, selecionando aqueles de que você gostou, dos quais ele vai gostar também, para que ler seja um prazer, uma diversão, um brincar!

Aqui embaixo, deixamos um post com dicas de livros divertidos, bem desses que "não ensinam nada" ;-) São livros que selecionamos para brincar o Carnaval 2020. Vale a (re) leitura: https://blog.brinquebook.com.br/brincar/livros-para-o-carnaval/

///

3) Dê livros onde as crianças queiram morar!

Retomando a metáfora incrível do Lobato, observe seus filhos ou  as crianças com as quais convive e tente descobrir em que tipo de livros elas morariam ;-)

Livros para morar dentro precisam morar na sua biblioteca ;-) Imagem: Os imaginários, de A. F. Harrold (texto) e Emily Gravett (ilustrações)

Num de aventura? Numa história cheia de rimas, ritmos, sonoridade? Em contos de medo e de seres fantásticos? Livros cheios de informação e convites para descobrir o mundo? Naqueles que têm uma reviravolta divertidíssima no final? Nas histórias que emocionam, cheias de carinho, amizade e afeto? Nos livros mais longos, do tipo que a gente lê um capítulo por noite, feito novela? Nas poesias? Nas histórias com as quais podem se identificar ou nas histórias de contos distantes, lááá na origem de tudo? Que livro seria fácil fácil o país dos seus pequenos? Que seja justamente desses que você recheie sua estante!

///

E você? Já contou para seus filhos suas histórias preferidas de infância? Então conte! E depois volte aqui pra contar pra gente também, uai!  
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog