15 dicas de leitura para o verão

07/02/2022

O verão está aqui e, com ele, inúmeras possibilidades e horizontes para o ano que se inicia. Você pode ficar em casa e evitar o calor, tomar sol na piscina ou até mesmo se aventurar por praias e cidades desconhecidas. Independente do cenário, de férias ou não, uma boa companhia é indispensável. Assim, reunimos 15 dicas de leitura para este verão. Confira abaixo a lista.

 

Não ficção e bem-estar

A arte de se agradar, de Emma Reed Turrell

Está procurando por um verão de self care e boas leituras? A arte de se agradar, de Emma Reed Turrell, combina as duas coisas! O livro ajuda o leitor a se reconectar com seu verdadeiro eu e a aprender que o objetivo de agradar a si mesmo não é se importar menos com os outros, mas se importar melhor. Ao longo destas páginas, você vai descobrir como aceitar o julgamento em vez de evitá-lo e como se sentir melhor quando não conseguir agradar a alguém.

 

Minha história, de Michelle Obama

Com Minha história, também disponível em audiobook, você pode iniciar o ano na companhia da inspiradora trajetória de uma das mulheres mais relevantes do mundo. Com honestidade e uma inteligência aguçada, Michelle Obama descreve seus triunfos e suas decepções, tanto públicas quanto privadas, e conta toda a sua história, conforme a viveu – em suas próprias palavras e em seus próprios termos.

 

O método Bullet Journal, de Ryder Carroll

O método Bullet Journal é nossa dica de leitura para você que quer começar o ano transformando sua vida pessoal e profissional. Com este livro, escrito pelo próprio criador do método BuJo, você aprende a registrar o passado, organizar o presente e planejar o futuro. Primeiro, a obra ensina como transformar seu caderno em uma poderosa ferramenta de organização. Depois, examina a prática.

 

Ficção nacional contemporânea

A pediatra, de Andréa Del Fuego

A pediatra, de Andrea Del Fuego, é o que recomendamos se você busca uma leitura de verão com humor ácido. Mais novo sucesso na literatura nacional contemporânea, o livro apresenta a história de uma personagem muito peculiar: Cecília, uma pediatra nada afeita a crianças. Apesar de sua frieza com os pacientes, ela tem um consultório bem-sucedido, mas aos poucos se vê perdendo lugar para um pediatra humanista, que trabalha com doulas, parteiras e acompanha até partos domiciliares.

 

Enquanto eu não te encontro, de Pedro Rhuas

Se a praia for seu destino neste verão, Enquanto eu não te encontro é um item essencial na mala. Em seu livro de estreia, Pedro Rhuas traz uma história LGBTQIA+ sobre amor à primeira vista, encontros e desencontros, cultura nordestina, música pop e drag queens. Essa é a leitura ideal para rir e se apaixonar intensamente nos meses mais quentes do ano.

 

Pequena coreografia do adeus, de Aline Bei

Julia é filha de pais separados. Sufocada por uma atmosfera de brigas constantes e falta de afeto, a jovem escritora tenta reconhecer sua individualidade e dar sentido à sua história, tentando se desvencilhar dos traumas familiares. Escrito com a prosa original que fez de Aline Bei uma das grandes revelações da literatura brasileira contemporânea, Pequena coreografia do adeus é um romance emocionante que mostra como nossas relações moldam quem somos.

 

Redemoinho em dia quente, de Jarid Arraes

Neste verão, que tal conhecer uma das principais vozes da literatura nacional contemporânea? Focando nas mulheres da região do Cariri, no Ceará, os contos de Jarid Arraes reunidos em Redemoinho em dia quente desafiam classificações e misturam realismo, fantasia, crítica social e uma capacidade ímpar de identificar e narrar o cotidiano público e privado das mulheres.

 

Ficção estrangeira

Belo mundo, onde você está, de Sally Rooney

A aclamada escritora irlandesa Sally Rooney escreve sobre amizade e amor em seu terceiro romance. Nele, Alice, Felix, Eileen e Simon ainda são jovens, mas sentem cada vez mais a pressão do passar dos anos. Eles se desejam, se iludem, se amam e se separam. Eles se preocupam com sexo, com amizade, com os rumos do planeta e com o próprio futuro. Seriam eles as últimas testemunhas do ocaso? Eles vão conseguir encontrar uma forma de viver mais uma vez em um belo mundo? Um livro essencial para quem deseja um verão mais introspectivo e reflexivo.

 

Crônica do Pássaro de Corda, de Haruki Murakami

Para quem quer começar o ano com a leitura de um calhamaço, Crônica do Pássaro de Corda é a escolha perfeita. No livro, Toru Okada é um jovem casado e sem filhos, que leva uma vida banal em Tóquio. Quando seu gato desaparece, ele vê seu cotidiano se transformar. A partir disso, personagens cada vez mais estranhos começam a aparecer, transformando a realidade em algo digno de sonho e Toru Okada é obrigado a enfrentar os problemas que carregou consigo por toda a vida.

 

É assim que se perde a guerra do tempo, Amal El-Mohtar e Max Gladstone

Uma mistura de romance epistolar sáfico com ficção científica: o que mais você precisa para seu verão? É assim que se perde a guerra do tempo atravessa tempo e espaço e narra o destino de duas viajantes do tempo rivais que se apaixonam e precisam mudar o passado para garantir um futuro juntas.

 

Garota, mulher, outras, de Bernardine Evaristo

Ainda não sabe o destino de sua viagem neste verão? Garota, mulher, outras, de Bernardine Evaristo, te levará para Londres. Além do estilo inusitado do romance, a temática não poderia ser mais contemporânea: Evaristo conta a história de mulheres negras de diferentes idades, orientações sexuais e classes sociais, cujas trajetórias se cruzam enquanto buscam algo em comum: o amor, a amizade e, sobretudo, um caminho para seguir.

“Garota, mulher, outras” é um verdadeiro marco da ficção britânica. O romance causou furor quando publicado: venceu o Booker Prize em 2019, foi aclamado por nomes como Barack Obama, Roxane Gay, Ali Smith e Tom Stoppard e incluído nas listas de melhores livros do ano por veículos como The Guardian, Time, The Washington Post e The New Yorker.

 

Luxúria, de Raven Leilani

Luxúria é o livro que você precisa devorar em 2022. Neste romance de estreia, Raven Leilani explora o poder das relações de gênero, classe e raça por meio das angústias e descobertas da jovem Edie, que se vê imersa em uma complexa dinâmica familiar. "Um livro tenso, afiado e engraçado sobre ser jovem. Brutal e brilhante.", disse Zadie Smith sobre a obra.

Edie tem vinte e poucos anos e está tentando descobrir quem é e o que quer ser. Pela internet, ela conhece Eric, um homem branco de meia-idade que tem um casamento aberto e com quem inicia um relacionamento. Quando Edie perde o emprego, a esposa de Eric, Rebecca, convida a jovem para passar um tempo em Nova Jersey, onde vivem com Akila, a filha adotiva do casal – que também é negra. Com essa nova dinâmica familiar as intenções e os pontos de vista de todos os personagens estarão em xeque.

 

Malibu renasce, de Taylor Jenkins Reid

Malibu renasce tem tudo que uma leitura de verão perfeita deve oferecer: segredos, amores e uma grande festa, tudo isso num cenário californiano. Os quatro filhos de Mick Riva são conhecidos e admirados por toda Malibu. Mas não só pelo pai famoso. A cada ano os quatro dão uma festa épica para comemorar o fim do verão – e a de 1983 promete. Ela dura apenas algumas horas, mas é suficiente para mudar a vida deles para sempre.

 

Clássicos

Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa

Publicado originalmente em 1956, Grande sertão: veredas é uma das obras mais apaixonantes da literatura brasileira. Ao narrar o mundo através dos olhos de Riobaldo, Guimarães Rosa constrói um romance fascinante, que mescla sofrimento, luta, alegria, violência, amor e morte em uma prosa extremamente inventiva. Com a edição de bolso, carregue facilmente o grande clássico onde quer que você esteja neste verão.

 

Mulherzinhas, de Louisa May Alcott

Ultrapassando a barreira das idades, Mulherzinhas é lido com a mesma paixão por adultos e jovens. A história das irmãs March se tornou um clássico feminista que reflete sobre a tensão entre obrigação social e liberdade pessoal e artística para as mulheres. Essa edição traz o texto integral, centenas de notas, apresentação e cronologia de vida e obra de Alcott, além de cerca de 130 ilustrações consagradas de Frank T. Merrill.

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog