Mergulhar no tempo das cerejas, por Meritxell Hernando Marsal
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"

Dois livros do Grupo Companhia das Letras foram laureados com o 60º Prêmio Jabuti na noite desta quinta-feira, 8 de novembro.
O clube dos jardineiros de fumaça, da escritora gaúcha Carol Bensimon, foi o vencedor na categoria Romance. Outros três livros da editora concorriam na mesma categoria: Noite dentro da noite, de Joca Reiners Terron; Pai, pai, de João Silvério Trevisan; e Roupas sujas, de Leonardo Brasiliense. Ambientado na Califórnia e tendo como pano de fundo a descriminalização da maconha, O clube dos jardineiros de fumaça é um retrato magistral da geração hippie. Clique aqui e leia um trecho do livro.
Já a edição americana de Fim, de Fernanda Torres, venceu como Livro Brasileiro Publicado no Exterior. Traduzido por Alison Entrekin, The End foi publicado pela Restless Books nos Estados Unidos. Conheça a edição. Também concorriam na categoria outros três livros da editora — clique aqui e conheça os 22 finalistas do Grupo Companhia das Letras.
Em um cenário formado por coníferas milenares, estradas sinuosas e falésias, a região californiana do Triângulo da Esmeralda concentra a maior produção de maconha dos Estados Unidos. É lá que o jovem professor brasileiro Arthur busca recomeçar a vida, depois dos acontecimentos que o levaram a deixar Porto Alegre. Aos poucos, ele se insere na dinâmica local e passa a fazer parte de uma história que começa com a contracultura dos anos 1960 e se estende até o presente.
À vida de Arthur e daqueles com quem estabelece vínculos — o atormentado Dusk, a solitária Sylvia, a indecisa Tamara — mistura-se a de personagens reais que participaram do embate que levou à descriminalização do uso da maconha, fazendo deste um poderoso romance panorâmico. Cruzando história e ficção, com uma linguagem original e ousada, a meio caminho entre Brasil e Estados Unidos, Carol Bensimon compõe em O clube dos jardineiros de fumaça um brilhante retrato da geração hippie e de seu legado.
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"
Rádio Companhia apresenta "As narradoras": minissérie em áudio sobre vozes literárias femininas do século XX
Como se preparar para a Conferência do Clima, que este ano acontece em Belém