Mergulhar no tempo das cerejas, por Meritxell Hernando Marsal
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"

Foto: Paulo Vitale
Nesta quarta-feira, 16 de janeiro, o gordo mais querido do Brasil completa 81 anos de vida — uma vida, vale acrescentar, repleta de muito trabalho e grandes feitos. Em um dos trechos do segundo volume de sua "autobiografia desautorizada", Jô conta:
"Foram sessenta anos de vida profissional, 28 anos de entrevistas, 14426 conversas, cerca de 1300 dias de programas de humor na TV, trezentos personagens, 43 anos fazendo one-man shows, dirigi 24 peças de teatro e atuei em onze, foram dez filmes como ator e um como diretor, oito exposições como pintor, um show como músico e cantor, quinze programas de televisão como redator, nove livros, contando com este. Multipliquem esses números pela quantidade de profissionais que trabalharam comigo ao longo desses anos. Impossível lembrar de tudo e de todos. A única certeza é que eu não teria feito nada disso sozinho. Eu sou o conjunto dessas pessoas — e felizmente sou gordo o bastante pra que todas caibam no meu corpinho."
Para comemorar essa carreira memorável, selecionamos 5 vídeos para relembrar, rir e se emocionar com Jô Soares. Clique nos vídeos abaixo e assista:
Música "Um croquete", do álbum Norminha, com músicas da personagem de Faça humor, não faça guerra (1972)
Jô interpreta o personagem Capitão Gay, do programa Viva o Gordo (1981-1987)
Jô lê trecho do seu romance As esganadas (2011)
Entrevista com Drauzio Varella no Programa do Jô (2016)
Jô sendo entrevistado no talk show Programa do Porchat (2018)
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"
Rádio Companhia apresenta "As narradoras": minissérie em áudio sobre vozes literárias femininas do século XX
Como se preparar para a Conferência do Clima, que este ano acontece em Belém