Mergulhar no tempo das cerejas, por Meritxell Hernando Marsal
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"

Queridos amigos,
Não faz muito tempo mandei cartas falando dos riscos à nossa democracia e alertando sobre a grave crise que assolou o mercado livreiro em 2018. Não tenho muito a acrescentar acerca de tudo que estamos vivendo e a respeito das necessárias e penosas medidas que todos temos que tomar.
Como editor e amante dos livros, queria apenas alertar sobre os enormes perigos que a pandemia traz para as livrarias, especialmente as pequenas, assim como para todos os pequenos empreendimentos comerciais em geral. Quantos conseguirão sobreviver à enorme reclusão e à falta de contato direto com os consumidores? Gostaria de sugerir apenas que pensemos em quem nos acompanha pela vida afora, de quem estamos apartados pela força das circunstâncias, e tentemos imaginar formas de ajuda coletiva. Na reclusão lembre-se de seu livreiro, e o apoie.
Na Companhia das Letras estamos oferecendo um sistema de entregas em todo o Brasil para ajudar especialmente o pequeno livreiro. Assim, a livraria que está com as portas fechadas, que ainda não desenvolveu seu e-commerce, ou que não tem um sistema de entrega a domicílio, poderá nos encaminhar os pedidos, que serão enviados aos leitores por nós, sem nenhum custo. É preciso apenas um simples cadastro para que isto possa ocorrer. (Veja nota abaixo).
O que podemos fazer para cooperar com outros comerciantes, tão próximos de nós e com quem perderemos contato nesse período de isolamento? Será que esse exemplo pode ser seguido? Por ora o que peço é uma pequena atenção aos que terão enormes dificuldades em sair saudáveis dessa crise. A ideia é preservar o maior número possível de empregos e empreendimentos.
Viva o livreiro, é o que não sai da minha cabeça neste momento.
A Companhia das Letras informa: Em virtude dos acontecimentos provocados pela pandemia do COVID-19, a editora oferece sua logística para ajudar livrarias e distribuidoras em suas vendas on-line. Temos uma equipe dedicada ao CIALOG para atender os clientes de forma rápida e efetiva. Para mais detalhes, entre em contato conosco pelo e-mail cialogentrega@companhiadasletras.com.br e/ou converse com o vendedor que costuma atendê-lo.
Luiz Schwarcz é editor da Companhia das Letras e autor de Linguagem de sinais, entre outros.
Luiz Schwarcz é editor da Companhia das Letras e autor de Linguagem de sinais, O ar que me falta, entre outros.
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"
Rádio Companhia apresenta "As narradoras": minissérie em áudio sobre vozes literárias femininas do século XX
Como se preparar para a Conferência do Clima, que este ano acontece em Belém