Literatura contra a desmemória política, por be rgb
be rgb compartilha sobre seu processo ao longo da tradução de "O tempo das cerejas"

“Tenho apenas duas mãos/ e o sentimento do mundo”, escreve Carlos Drummond de Andrade em um de seus poemas mais célebres. E segue: “Os camaradas não disseram/ que havia uma guerra/ e era necessário/ trazer fogo e alimento./ Sinto-me disperso,/ anterior a fronteiras”.
Até o dia 7 de abril, os leitores terão acesso gratuito a cinco ebooks de um dos principais poetas – e cronistas – da língua portuguesa de todos os tempos. Nesta seleção de livros em prosa e verso, o autor de A rosa do povo, atento às questões políticas e sociais, usa como matéria-prima o tempo presente. E, com engenho magistral, se mantém mais atual do que nunca. Veja a lista abaixo:
Sentimento do mundo: um dos títulos mais memoráveis da poesia brasileira, o livro publicado em 1940 traz as observações de Drummond às marcas do tempo, na época em que o nazismo ascendia e o Estado Novo se estabelecia.
Fala, amendoeira: lançado em 1957, o volume reúne crônicas escritas para o jornal Correio da manhã sobre temas variados, como cinema e política.
Os dias lindos: reunião de colunas publicadas no Jornal do Brasil, o livro traz crônicas, textos de circunstância e pequenas narrativas.
Caminhos de João Brandão: lançada em 1970, a obra perfila crônicas escritas para o Jornal do Brasil que retratam os principais acontecimentos no país durante as décadas de 1950 e 1960.
70 historinhas: publicado em 1978, este conjunto de textos em prosa mistura contos e crônicas, marcados pelo humor e pela delicadeza.
be rgb compartilha sobre seu processo ao longo da tradução de "O tempo das cerejas"
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"
Rádio Companhia apresenta "As narradoras": minissérie em áudio sobre vozes literárias femininas do século XX