Mergulhar no tempo das cerejas, por Meritxell Hernando Marsal
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"

O Dia da Terra, comemorado no dia 22 de abril, tem como objetivo disseminar uma consciência comum aos problemas da conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger nosso planeta. Para repensarmos a nossa relação com o meio ambiente e chegarmos a soluções sustentáveis, selecionamos uma lista com dicas de leituras que abordamo o tema em diferentes perspectivas. Confira:
Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak
Neste livro, Ailton Krenak critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma "humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô".
Como salvar o futuro, de André Carvalhal
Com capítulos que abordam faces dos desafios que estão presentes em nossa vida, este livro é essencial para quem tem esperança de salvar o futuro começando hoje.
Com que roupa?, de Giovanna Nader
Com dicas práticas de como viver de maneira mais sustentável, Giovanna Nader mostra ao leitor que a moda é um instrumento de revolução e que cada um de nós tem seu papel na tarefa coletiva de salvar o planeta.
Como evitar um desastre climático, de Bill Gates
Este livro propõe um plano abrangente, prático e acessível para zerar a emissão de gases de efeito estufa e evitar uma catástrofe climática.
A terra inabitável, de David Wallace-Wells
Best-seller do New York Times, uma reportagem corajosa e desafiadora sobre os problemas que o século XXI enfrentará por conta do aquecimento global.
O século da escassez, de Marussia Whately e Maura Campanili
A obra convida estudantes, poder público, ambientalistas e a população em geral a refletirem juntos sobre a escassez da água em diversas partes do mundo.
A queda do céu, de Davi Kopenawa e Bruce Albert
Relato de xamã Yanomami revela a riqueza e as lutas dos povos da floresta em livro de gênero único.
A história das coisas, de Annie Leonard
Este livro explica como bens e artigos são produzidos, distribuídos e consumidos e o que acontece depois que jogamos tudo isso no lixo.
Chico Mendes - Crime e castigo, de Zuenir Ventura
Este livro reúne reportagens escritas por Zuenir Ventura a respeito do maior líder ambientalista que o Brasil já teve.
Banzeiro Òkòtó, de Eliane Brum
Eliane Brum mescla relato pessoal e investigação jornalística para escrever um livro urgente de denúncia e em defesa da Amazônia, lugar que adotou como casa e de cuja luta pela sobrevivência participa ativamente.
A espiral da morte, de Claudio Angelo
Um trabalho de fôlego e apuração detalhada que tenta desvendar como sobreviver às consequências nefastas do aquecimento global.
Como ser um bom ancestral, de Roman Krznaric
Que legado deixaremos para nossos filhos, netos e bisnetos? Essa talvez seja a grande questão que enfrentamos hoje – e o desafio de respondê-la levou o renomado filósofo Roman Krznaric a escrever este livro inspirador e repleto de casos de sucesso.
Uma força para o bem, de Daniel Goleman
O testamento espiritual, político e social do Dalai Lama escrito pelo autor de Inteligência emocional.
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"
Rádio Companhia apresenta "As narradoras": minissérie em áudio sobre vozes literárias femininas do século XX
Como se preparar para a Conferência do Clima, que este ano acontece em Belém