Um ano sem celular nas escolas: o que mudou?
Conversamos com educadores para descobrir na prática como a lei nº 15.100/2025 mudou a realidade das escolas
Imagem: Educar para Crescer[/caption]
Após quatro anos foi sancionado o Plano Nacional de Educação (PNE), um documento com diretrizes para políticas públicas de educação para o período de 2011 a 2020. Ontem, 25 de junho, o plano foi aprovado e agora entra em uma nova fase: apesar da ótima notícia, é preciso fiscalizar se as medidas estão sendo realizadas.
Mas você sabe de fato como isso pode ajudar a transformar a educação e por que é importante estar por dentro desse assunto? Quais são as metas do PNE e como pais e professores devem acompanhar de perto essa discussão?
No site Educar para Crescer, você pode ler a entrevista feita com o professor Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação e um dos sócios-fundadores do movimento Todos pela Educação. Ali, ele responde perguntas e dá dicas bem interessantes como isso deve afetar a vida escolar e de que forma é possível acompanhar o que vem sendo feito.
Para começar, é importante saber que o Plano propõe 10 diretrizes e 20 metas que, segundo o site, "versam sobre o acesso à Educação Básica e do Ensino Técnico e Superior de qualidade, formação e plano de carreira para os docentes, e gestão e financiamento da educação no país."
Clique aqui para ler a entrevista e conhecer em detalhes as metas.
Conversamos com educadores para descobrir na prática como a lei nº 15.100/2025 mudou a realidade das escolas
Antes de ser mediadora de leitura, Cristiane foi professora. Na sala de aula, ela começou a se envolver com a literatura e a mediação observando o que funcionava - e o que não funcionava - na formação de novos leitores
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta