Livraria: o lugar mágico que abriga todas as histórias
Apresentamos 10 razões que explicam por que as livrarias são lugares tão incríveis e que vão te convencer a participar da nossa campanha de fim de ano “Todas as histórias cabem aqui”

Quais os papéis que os divulgadores podem desempenhar nas atividades de fomento à leitura?
São duas vertentes. Em ambas, é imprescindível o conhecimento do produto a ser indicado, no caso, o conteúdo dos textos e o perfil do professor. Infelizmente, alguns, poucos, visam somente à habilidade de leitura como veículo para instrução moral, e didática. Se a proposta for adoção ou roda de leitura, extraio do professor o máximo de informações sobre o projeto a ser desenvolvido, como tema específico (amizade, família, meio ambiente), se o tema é livre, se o remate vai ser uma prova ou uma atividade lúdica.
Sempre pergunto ao professor o prazo que os alunos terão para ler o livro, e assim facilitar a indicação pela quantidade de texto. A partir das informações, faço uma seleção apurada de sugestões, com o objetivo de que o leitor seja envolvido numa relação de interação com a obra literária, cumprindo a proposta do professor e estimulando seu imaginário.
Nas escolas públicas, as indicações são para o acervo das bibliotecas. Nesse caso, através de sondagem com o bibliotecário, o divulgador tem a oportunidade de indicar várias opções que aprazem o leitor. Ao encontrar o que gosta, certamente ele se tornará um frequentador assíduo da biblioteca, desenvolvendo então o hábito de leitura.
Como você enxerga o hábito da leitura em casa e em sala de aula?
Em casa, se for hábito, a leitura é prazerosa. Nesses casos a escolha é feita de acordo com a preferência do leitor, por tema, pelo autor ou pelo gênero.
Em sala de aula, geralmente é para apreciação de textos, atribuindo sentido a ele, comentando, conhecendo diversos gêneros, escritores, suas obras e seus estilos. Na maioria das vezes o texto é selecionado pelo professor, que compartilha com os alunos os critérios de sua escolha.
De que forma os livreiros podem se preparar para se tornarem mais do que vendedores de livros, e verdadeiros divulgadores culturais?
Conhecendo os produtos, promovendo atividades como contações de histórias, debates com autores, lançamentos de livros e oficinas.
Quer deixar algum recado para pais, avós, e professores?
Pais, avós, e professores, vocês têm um papel importante na construção do leitor literário. Sejam exemplos, leiam na sala de aula, em casa, onde todos os hábitos se formam. Contem histórias, despertem o interesse dos pequenos pelos livros.
Com essas atitudes, estarão contribuindo na formação de pessoas críticas, sensíveis, sonhadoras, sociáveis, promovendo encontros, embalando sonhos, qualificando a vida, criando vínculos, numa dinâmica divertida e cheia de descobertas.
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