Um ano sem celular nas escolas: o que mudou?
Conversamos com educadores para descobrir na prática como a lei nº 15.100/2025 mudou a realidade das escolas
"Manu e Mila" / André Neves (texto e ilustrações)[/caption]
Para Mila, nos menores lugares, nos pequenos detalhes, nos cantinhos mais escondidos e diminutos. Os lugares mais difíceis de procurar. Para Manu, estava longe, além dos muros, nas grandezas, no oceano, nas cidades, nas montanhas, no mundo, vasto mundo. Os lugares mais difíceis de procurar.
Enquanto Mila procurava sua alegria debaixo das folhas, Manu trepou no galho mais alto da árvore. De repente, Mila encontrou uma joaninha. E Manu deparou-se com um besouro.
A joaninha de Mila era pequenina, um detalhe colorido entre as folhas. Já o besouro de Manu havia vindo de longe e voado o mundo inteiro. Será que eles seriam amigos?
"Manu e Mila" / André Neves (texto e ilustração)[/caption]
Na escola ou em casa
A história permite trabalhar temas como: amizade, natureza, ponto de vista, brincadeiras e imaginação. Os amigos Manu e Mila acreditam tanto na alegria que decidem ir atrás dela. Mas não sabem que já estão vivendo a brincadeira de conhecer o mundo. E assim acabam numa ciranda onde a música dos bichos virou dança.
Em sala de aula, as ilustrações de André Neves podem tornar-se um caminho para falar da alegria, construir narrativas e apreciar com os alunos o mundo que André nos convida a conhecer. Quem são os personagens e do que gostam? Do que brincam e o que buscam para encontrar a alegria? Ela pode estar em coisas grandes como o mundo e no voo de uma joaninha.
André faz livros para a infância, pois foi nela que guardou tantas memórias de felicidade. Aliás, o que são essas memórias? E por que outras coisas também nos alegram? Se a alegria é uma brincadeira, vamos fazer uma roda?
[caption id="attachment_4663" align="aligncenter" width="450"]
"Manu e Mila" / André Neves (texto e ilustrações)[/caption]
---
André Neves está em São Paulo para uma agenda de encontros com educadores, especialistas e projetos de arte e literatura a convite da Editora Brinque-Book. Conheça a agenda do ilustrador aqui.
Conversamos com educadores para descobrir na prática como a lei nº 15.100/2025 mudou a realidade das escolas
Antes de ser mediadora de leitura, Cristiane foi professora. Na sala de aula, ela começou a se envolver com a literatura e a mediação observando o que funcionava - e o que não funcionava - na formação de novos leitores
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta