Um ano sem celular nas escolas: o que mudou?
Conversamos com educadores para descobrir na prática como a lei nº 15.100/2025 mudou a realidade das escolas
[caption id="attachment_4726" align="aligncenter" width="450"]
"Use a Imaginação" / Nicola O'Byrne (texto e ilustrações)[/caption]
Na primeira história, um coelho entediado procurando aventura dá de cara com um lobo, que se oferece para ajudar. Esperto, o lobo propõe um jogo de imaginação. Enquanto o coelho pensa em foguetes, o outro tenta criar armadilhas para o pobre inocente animal. Mas será que vai funcionar? Ou a imaginação do coelho também pode surpreender?
As brincadeiras imaginativas, os traços delicados e coloridos e o deslocamento das personagens clássicas, características das obras de O'Byrne, garantem um livro divertido e com camadas de sentidos que as crianças vão adorar descobrir e explorar.
Já Assopre, ponha um curativo e sarou! é cartonado, com letra bastão e rimas. Para os menores, é interativo: as crianças podem cuidar dos animais machucados com os cinco curativos que vêm junto com a obra.
[caption id="attachment_4727" align="aligncenter" width="450"]
"Assopre, ponha o curativo e sarou!" / Bernd Penners (texto) e Henning Lohlein (ilustrações)[/caption]
Neste livro, cinco animais alegres exploram a natureza e se divertem até não poder mais. E, nas brincadeiras, terminam por se machucar um pouco. Nessas horas, o que fazer? Assoprar, por um curativo, dar um beijinho e pronto! Sarou? Então, é só voltar a brincar! O texto do livro de Bernd Penners é rimado e cheio de ternura. Expressivas, as ilustrações de Henning Löhlein tornam mais vívidas as emoções que a obra desperta.
A edição já está nas bancas, e a escolha das melhores obras é feita anualmente por um júri de especialistas.
Quer saber mais sobre as obras? Clique aqui e depois aqui para ver os títulos na nossa loja virtual.
Conversamos com educadores para descobrir na prática como a lei nº 15.100/2025 mudou a realidade das escolas
Antes de ser mediadora de leitura, Cristiane foi professora. Na sala de aula, ela começou a se envolver com a literatura e a mediação observando o que funcionava - e o que não funcionava - na formação de novos leitores
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta