A adoção não dá conta de tudo. E é preciso falar sobre isso
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?
"Estela Fada da Floresta" / Marie-Louise Gay (texto e imagens)[/caption]
Mas essa imagem está cada vez mais distante da realidade das crianças urbanas, com prejuízos para elas. Pesquisa dos microbiologistas B. Bratt Finlay e Marie-Claire Arrieta mostra que os micro-organismos são essenciais para processar vitaminas, calibrar o sistema imunológico e diminuir a incidência de alergias. Micro-organismos que a gente só encontra, claro, brincando fora de casa.
Conversamos com a idealizadora do Ser Criança é Natural, pedagoga e pesquisadora das "escolas da floresta" Ana Carol Thomé sobre infância e natureza. Estamos afastando as crianças de um convívio natural com o meio ambiente?
"Manu e Mila"/ André Neves (texto e ilustrações)[/caption]
Para ela, não há idade "certa" ou "errada", salvo recomendação pediátrica, para as crianças estarem no meio natural, numa praça, num parque. Mas ela nota que as mães dos pequenos têm mais receio, tanto que não levavam bebês para o projeto Ser Criança é Natural até que ela criou, enfim, o Ser Bebê é Natural.
Terra, areia, grama não são sujeira. É fato que muitas praças e parques infantis estão repletos de lixo e cocô de bichos, o que, claro, não é adequado para pés e mãos. Mas em um local onde não haja essa interferência, a dica é relaxar e deixar a criança explorar todas as formas, cores, texturas tão variadas e ricas que o ambiente natural oferece.
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?
A jornalista Adriana Carranca, autora de Malala – A menina que queria ir para a escola, e a ilustradora Isabela Santos falam sobre adoção, família, vínculos e ancestralidade a partir do novo livro Onde Está a Mamãe?
É hora de começar a se preparar para a volta das aulas! Veja uma lista de livros que fazem sentir esse gostinho de escola: