Brincar sozinho também pode ser bom
‘Jorge e Léo estão sempre juntos’, novo livro de Jon Agee, fala sobre o desejo de estar sozinho e mostra que estar junto não significa estar grudado
"Clara" / Ilan Brenman (texto) e Silvana Rando (ilustrações)[/caption]
Em Clara, Ilan Brenman (texto) e Silvana Rando (ilustrações) apresentam uma menina que, como muitas, imagina o que vai ser quando crescer. A partir de suas fantasias, ela vai mostrando o que admira dos adultos que a cercam e o que deseja "incorporar" deles.
Por exemplo, quer dirigir o carro da mamãe, estalar os dedos como papai, dançar como o vovô, patinar como a vovó e pintar como a tia. O mundo adulto aqui revelado é o da perspectiva da criança. Não se sabe nada sobre o que fazem essas personagens que cercam Clara, a não ser pelo olhar da própria.
Que vai ampliando seu repertório de inspirações com outras crianças e jovens (seus vizinhos, por exemplo) e até com animais: quer salta como o gato e ser alta como a girafa! Assim como acontece na vida das crianças conforme crescem, o núcleo familiar, antes a referência única para os pequenos, vai disputando espaço com o mundo lá fora.
Os textos de Ilan são curtos, bem-humorados e, por isso, cheios de força poética, assim como os desenhos de Silvana; com seu traço irreverente e característico, complementam a objetividade do texto e ampliam a narrativa.
Para as crianças - para quem o mundo é fonte constante de observação e aprendizado -, a identificação com Clara é imediata. Com leveza, essa obra revela o olhar infantil sobre um universo complexo e, muitas vezes, insondável.
‘Jorge e Léo estão sempre juntos’, novo livro de Jon Agee, fala sobre o desejo de estar sozinho e mostra que estar junto não significa estar grudado
O novo lançamento de Julia Donaldson, célebre autora de O Grúfalo, não vemos apenas como uma família pode se formar nas circunstâncias mais improváveis. Mas também como ela pode se expandir e ir além do núcleo, criando uma rede de cuidado
Mãe de criança pequena, de criança maior, de adolescente. Mãe que trabalha, mãe queestá sobrecarregada... tem livro para mães de todo tipo! Confira as nossas dicas