Um ano sem celular nas escolas: o que mudou?
Conversamos com educadores para descobrir na prática como a lei nº 15.100/2025 mudou a realidade das escolas
Suspiros de Luz, publicado pela Escarlate, concorre na categoria Texto literário juvenil. Livro de haicais, revela a sensibilidade e a singeleza do cotidiano em pinceladas de texto e de imagens impressionistas -- repletas de impressões e sensações. Seguindo a tradição japonesa desse tipo de poema, originário desse país asiático, Murray escreve sobre a natureza e os detalhes.
A ancestral arte da poesia em haicais ganha em Suspiros de Luz, de Roseana Murray, a delicadeza dos momentos mínimos, que é toda a sua essência, mas eternizados em poderosas imagens poéticas. E que extraem desses momentos relances diversos, por vezes inusitados, da luz, e de reflexos que somente a sensibilidade poderia enxergar como poesia. São poemas impressionistas, nesse sentido, captando instantes e fixando-os sob a forma do haicai, que tem toda a sua magia na síntese – de fato, suspiros de luz. As ilustrações de Walter Lara ajudam a que esses momentos sejam fixados, sem perder nem força, nem delicadeza, seja no salto de uma baleia, projetando-se das profundezas.
---
Duas crianças num jardim, manhã de sol, céu azul. Um diz ao outro: parece que esse é o dia ideal para descobrir a felicidade. Acontece que Manu acha que a felicidade mora lá longe, nas grandes coisas, enormes. Já Mila pensa justo o contrário: felicidade é uma coisa pequena que a gente acha é logo aqui, bem aqui mesmo.
E, divergindo, vão cada qual procurando a seu modo. E não é que talvez os dois encontrem?
Poético e com as ilustras características de Neves, esse também foi outro dos livros entre os selecionados pela FNLIJ para Bolonha, no catálogo que leva à Itália os melhores livros infanto-juvenis. Indicado para crianças a partir de 3 anos.
Abaixo, um trecho da resenha da escritora Marilia Pirilo para a AEILIJ sobre o livro. Se quiser ler a íntegra, visite este link.
---
"Através das delicadas e poéticas imagens de André Neves, nós, leitores, embarcamos junto com as crianças Manu e Mila nessa busca. Com sensibilidade e atenção a gente pode perceber que a alegria não está assim tão longe nem tão escondida. A alegria pode estar bem ao nosso lado ou, ainda, dentro de nós".
---
>>Vale a pena ler a entrevista que André Neves concedeu ao Blog da Brinque no lançamento da obra.
Conversamos com educadores para descobrir na prática como a lei nº 15.100/2025 mudou a realidade das escolas
Antes de ser mediadora de leitura, Cristiane foi professora. Na sala de aula, ela começou a se envolver com a literatura e a mediação observando o que funcionava - e o que não funcionava - na formação de novos leitores
Cada coordenador pedagógico e professor tem seu próprio processo para desenhar o percurso das leituras. Mas há alguns fatores que precisam ser levados em conta