Silvana Rando responde perguntas dos leitores

13/01/2021
Um dia, Silvana Rando, premiada autora e ilustradora, deu de cara com Socorro, a barata. Bom, nesse momento, a barata ainda não era a Socorro, era só um inseto qualquer, daqueles que dão medo e nojo em muita gente. Mas, dali em diante, a barata nunca mais foi só a barata, tornou-se Socorro, apareceu em todas as páginas de Gildo (já reparou nisso?) e ganhou até um livro só pra ela no ano passado (se chama Socorro em: uma vida nada fácil).

Como se faz um livro ou se cria personagens? Imagem: O incrível livro do Gildo, de Silvana Rando

Como será que nascem as personagens de Silvana? Quais outras curiosidades quer saber sobre essa autora tão querida? Olha só que legal: ela respondeu algumas perguntas bem bacanas, enviadas por leitores, pelo instagram! Agradecemos a participação de @amelivrosinfantis, @contacamilaconta e @prof.carinidelarald pelas dúvidas!

Silvana e as respostas

Leia, a seguir, os principais trechos dessa conversa: Quem foi a sua grande inspiração para começar a escrever? Silvana: Comecei a minha carreira como ilustradora e logo senti vontade de escrever minhas próprias histórias. Há vários autores que admiro, mas o Roald Dahl é o meu favorito. Com quantos anos escreveu sua primeira história? Lembra como era? Silvana: Lembro de algumas maluquices da infância, mas foi no Ensino Médio que produzi algo mais concreto. Era o diário de uma personagem gótica chamada Sophia. Qual foi sua inspiração para criar a barata Socorro? Silvana: A Socorro apareceu na minha frente [literalmente] quando eu estava fazendo o primeiro livro do Gildo. Como o tema era sobre medo, lembrei de algumas pessoas próximas que sentem pavor de barata. Tratei de botar uma barata bem simpática em cada página do livro. Ela contou essa história divertida nesta outra entrevista aqui: https://blog.brinquebook.com.br/papo-brinque-book/gildo-silvana-rando-conversa/ Foi fácil transformar um animal de que todos têm medo/nojo em um personagem idolatrado pelas crianças? Silvana: Fiz ela bem graciosa, com um belo sorriso e olhos encantadores. Acho que deu certo...rs E tuas inspirações para ilustrar?! Como se inicia o processo de criação de um personagem? Ou melhor, como nasceram teus personagens?! Silvana: Fico rabiscando, rabiscando, até que o desenho me arranca um sorriso! Pronto, está feito o personagem.
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog