
Volta às aulas: 20 livros infantis mais adotados em 2021
Nesta volta às aulas, conheça os livros mais adotados de cada selo infantil do Grupo Companhia das Letras
Quais foram os livros mais adotados pelas escolas em 2022 no Brasil? Quais são os títulos que mais aparecem nas listas de material escolar nesse começo de ano? Nessa época de volta às aulas, contamos para você quais foram os livros infantis do grupo Companhia das Letras - selos Companhia das Letrinhas, Brinque-Book, Pequena Zahar e Escarlate - que mais foram adotados nas salas de aula, desde a educação infantil até os anos iniciais do ensino fundamental II.
Juju, a menina alegre e divertida que adora cores e brinca de associá-las a diferentes significados, agora tem um novo desafio: cuidar bem de seu jardim de amigos e deixar a vida mais colorida, compartilhando experiências e aprendizados por aí!
O elefantinho cinzento tinha uma dúvida: qual seria a cor do amor? Curioso, perguntou para o avô, para a zebra e para todos os outros animais que encontrava pelo caminho. O dia acabou e o elefantinho cinzento não resolveu a questão. Mas tinha alguém para quem ele ainda não havia perguntado.
De maneira lúdica e envolvente, este livro apresenta o corpo humano aos pequenos leitores, com divertido texto rimado. Ao estabelecer paralelos entre as partes do corpo e diversos animais, ele ressalta tanto nossas semelhanças como nossas diferenças com as várias espécies animais.
Ratinho é muito curioso e gosta de descobrir como tudo é por dentro. Nada escapa dele, nem mesmo as fraldas de seus amigos. Coelho, cabrita, cachorrinho, bezerro, potrinho e porquinho, todos mostram suas fraldas. Então, claro, eles também querem ver a fralda do ratinho. Uma grande surpresa os espera nesse livro com abas e capa dura.
Desde sempre Joca dorme todas as noites com sua querida chupeta, a pepeta. Mas agora ele já está grande, e chegou a hora de deixá-la. Seus pais, a irmã e vários familiares têm uma ideia sobre o que Joca deveria fazer com a chupeta, mas nenhuma deixa o menino satisfeito, até que sua tia aparece com uma sugestão criativa e inusitada... Qual será?
Vira-lata traz à tona os sentimentos de solidariedade, compaixão e de amor que as pessoas deveriam ter com os indivíduos e também com os animais. Com a temática do amor, da amizade e da elevação da auto-estima, além de aguçada sensibilidade, o renomado autor Stephen Michael King, de O homem que amava caixas, desperta no público infantil o sentimento de amor ao próximo, mesmo que seja por um animal.
Uma baleia está na banheira, tomando tranquilamente seu banho... Até que uma tartaruga aparece com dor nas costas, e pula na banheira também! A baleia não se importa, mas o problema é que tem outros animais querendo um espacinho ali. Este é mais um sucesso da autora best-seller Susanne Strasser, de Bem lá no alto, Muito cansado e bem acordado e A raposa vai de carro.
Este livro, delicadamente, explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras. As ilustrações, de um colorido vivo, complementam o texto sensível e delicado.
Aprender boas maneiras pode ser divertido, especialmente com Leopoldo e Dudu! Leopoldo ajuda Dudu a se comportar melhor, com lições para todas as ocasiões: como comer fora, como brincar no parque, como visitar amigos e muito mais.
Gildo é muito corajoso. Ele gosta de montanha-russa, de avião, de filme de terror e de cantar em público. Mas como quase todo mundo, existe uma coisa que o deixa apavorado... Sempre na noite anterior a alguma festinha de aniversário de um amigo, ele não consegue pregar os olhos, por que será?
LEIA MAIS: Compare com a lista dos livros mais adotados em 2021
Neste livro-reportagem, a jornalista Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina. A repórter traz suas percepções sobre o Vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa.
Quando o carteiro chega, é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes - especialmente em caso de lobo mau - ele prefere recusar o chazinho e dar no pé o mais rápido possível. O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo.
Nessa homenagem aos personagens secundários dos contos de fadas, quem narra a história da Bela Adormecida é um dragão que come salsichas. A história de Chapeuzinho Vermelho é contada pelo caçador. O livro foi construído um pouco à maneira dos jogos eletrônicos: se o leitor entrar na história de Cinderela por uma porta "errada", vai olhar a mesma história pelos olhos do lagarto que se transformou em criado de libré: tudo muda, mas a essência da história permanece inalterada.
Em um giro na rede mágica, Pilar, Breno e o gato Samba vão parar em pleno Rio Amazonas! Juntos, vão enfrentar os feitiços da Iara, descobrir os segredos da floresta encantada habitada pela temível cobra-grande e ainda se dar conta de que suas árvores estão sendo destruídas e de que é preciso fazer alguma coisa para preservá-las. O livro pertence à série que narra as aventuras de Pilar por vários lugares no mundo: Grécia, China, Egito, Machu Picchu, Índia, África.
Mary Hoffman reconta catorze contos de fadas clássicos narrados de forma poética e divertida. Ao lado de histórias populares da tradição europeia, como "Cinderela" e "A Bela Adormecida", a autora selecionou outras menos conhecidas, como "A mulher do pescador" e "Diamantes e sapos".
Este título é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de idosos, todos seus amigos. Mas era de dona antônia que ele mais gostava.. Então, monta uma cesta e vai levá-la a dona antônia. Quando ela recebe os presentes 'maravilhosos', conchas, marionete, medalha, bola de futebol e um ovo ainda quente, cada um deles lhe devolve a lembrança de belas histórias.
Na primeira aventura de Pilar, a menina, seu amigo Breno e o gato Samba vão parar na Grécia com sua rede mágica, em busca do avô da menina. Nesta aventura, os leitores vão descobrir o fascinante mundo da mitologia grega e outras curiosidades sobre a Grécia.
Em seu primeiro livro infantil, a garota paquistanesa ganhadora do Prêmio Nobel da Paz retorna à própria infância para apresentar sua história aos pequenos leitores e inspirar uma nova geração a quebrar o silêncio para transformar o mundo em um lugar melhor.
Enredo ágil, personagens consistentes e fidelidade ao humor das crianças são as características básicas dessa história sobre uma menina e uma velha que habitam o mesmo prédio. Zoé mora no andar de baixo, Madame Mizu mora no andar de cima. Zoé é solitária: não tem irmãos e seus pais ficam fora de casa o tempo todo, trabalhando sem parar. Madame Mizu, por sua vez, é bruxa. Ou melhor: só pode ser - mas se de fato é ou não é, eis uma questão que só será resolvida no fim do livro.
Este livro, delicadamente, explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras. As ilustrações, de um colorido vivo, complementam o texto sensível e delicado neste best-seller de Stephen Michael King.
Nesta volta às aulas, conheça os livros mais adotados de cada selo infantil do Grupo Companhia das Letras
Bienal do Livro que se preze tem que ter listinha de títulos mais desejados. Para ninguém ficar sem lista na mão na Bienal 2023 (RJ), confira essa seleção de 2022
Em 'Detetive Chapeuzinho e o mistério da sombra digital', os leitores se deparam com as ciladas ocultas nas redes sociais e são expostos a temas como uso de dados, privacidade e monopólio de informações