8 livros e muitos modos de ser família

30/01/2026

Este ano está começando com lançamentos incríveis! Um deles nos comoveu a pensar em duas reportagens e agora em uma lista: Onde está a mamãe? (Companhia das Letrinhas, 2026), de Adriana Carranca e Isabela Santos, que traz para a conversa a constituição de famílias adotivas (e muito mais). 

São tantas as maneiras de se formar uma família! Os livros infantis estão abordando isso cada vez mais - ainda bem! - tanto em obras em que o tema é central, tanto nos “detalhes”. Aqui uma lista que nos faz expandir amor para todo lado!

LEIA MAIS: Quando, onde ou como uma família começa?


Almoço de Família (Companhia das Letrinhas, 2023), de Janaina Tokitaka

Almoço de família

Maya é a narradora desta adorável história. Ela tem 2 anos e ama comer brócolis e está à mesa com o pai, a mãe e seu gatinho ao lado, de olho em tudo. Mas, conforme vamos virando as páginas, algo diferente surpreende o leitor: Maya continua narrando, mas está com 4 anos de idade! E nos conta que a família agora tem duas casas! O cardápio mudou um pouco também: pizza, mas com brócolis ainda. Aos 7 anos, outra pessoa, a Ju, está com ela e a mãe, preparando um sushi. E chega a vez do dia de um churrasquinho: ela, o pai, a Natália com o filho que, sim, virou o irmão de Maya. E assim a gente vê a menina crescendo, a vida mudando e o amor sempre aumentando junto. 


Lá e Aqui (Pequena Zahar, 2015), de Carolina Moreyra e Odilon Moraes

La e aqui

O menino desta história começa contando sobre detalhes do lugar onde mora: cachorrinhos, sapos, jardins, uma casa. Conforme a narrativa avança, algo muda e muita coisa se altera. Depois de uma tempestade, os olhos da mamãe se umedecem, os pés do papai se ensopam e a casa, que era uma, se torna duas. As comoventes escritas textual e visual se complementam com o projeto gráfico da obra, que nos mostra em etapas que uma família pode se transformar e continuar sendo completa. 


Aqui e aqui (Companhia das Letrinhas, 2023), de Caio Zero

Aqui e aqui

Na vida do menino desta história há um grande mistério: todas as noites ele dormia num quarto, numa cama. Mas todas as manhãs, acordava em outro lugar. O que acontecia naquele período? Como um grande detetive, ele foi investigando tudo o que podia. Até que ele - os leitores? - se dão conta que havia um motivo, um motivo comum na vida de muitas mães brasileiras. 


Formas (Companhia das Letrinhas, 2025), de Rodrigo Andrade

Formas

Neste livro da Coleção Canoa, Rodrigo nos apresenta um dia de festa de aniversário de duas gêmeas! Com a proposta de que leitores e leitoras visualizem as formas das coisas no dia a dia, o livro vai nos levando a observar como nossas gentes são diversas! Entre os convidados, há uma menina com seus dois pais, sem que isso seja o foco principal do enredo. Só sendo e pronto. 


Você se lembra? (Pequena Zahar, 2023), de Sydney Smith, com tradução de Paula Marconi de Lima

Você se lembra?

A mãe e o filho estão deitados na cama e então ele começa a chamar memórias compartilhadas. Um piquenique, o ano que chegou a bicicleta de aniversário, uma mudança de casa… em comum, o pai que não está mais com eles no tempo presente. É uma mudança, sem dúvida, mas não um apagamento: é a partir destas vivências que eles também percebem que o presente vai se tornando especial também. Juntos. 


Terra (Companhia das Letrinhas, 2024), de Carol Fernandes e Yuri de Francco

Terra

Esta menina tem muitas memórias de seu dia a dia, desde a infância. Tradição, comunidade, artes das mãos, marcas de uma vida. Ela carrega tudo isso da convivência com a avó e seus mistérios fazendo comidas, fazendo máscaras, fazendo rezas, tudo a partir da terra que as duas compartilharam. Depois, vem uma saudade, mas vem junto também a consciência de uma criação forjada nos detalhes dos ensinamentos ancestrais. 


Um mar de amor (Companhia das Letrinhas, 2024), de Pieter Gaudesaboos, com tradução de Mariângela Guimarães

Um mar de amor

Pinguim já viajava havia muito tempo quando atracou seu pequeno barco na casa de Urso. Ele tinha algo muito importante para compartilhar: “eu estou apaixonado por você”. A primeira reação de Urso foi gargalhar, afinal os dois eram muito diferentes. E então começam a conversar sobre o que é o amor e, na convivência profunda, traçam suas próprias - e corajosas - descobertas. 

 

Uma família é uma família é uma família (Brinque-Book, 2016) de  Sara O'Leary e Qin Leng, com tradução de Gilda de Aquino

Uma família é uma família é uma família

A professora anuncia: hoje o tema da aula é família. E cada criança vai contando sobre a sua. Tem família com duas mães. Tem família com muuuuuuitos avós. Tem família em que a criança está ora com a mãe, ora com o pai... Com ilustrações cheias de movimentos e detalhes, os depoimentos das crianças vão deixando claro que o ingrediente imprescindível para qualquer família é um só: o afeto.

 

LEIA MAIS: A adoção nã dá conta de tudo. E é preciso falar sobre isso.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog