Livro acessível
0
Carrinho
Clique para ampliar
Companhia das Letras
EWÉ
O uso das plantas na sociedade Iorubá
#EWE
Um extenso receituário de fórmulas mágicas da cultura iorubá, organizado e apresentado por um dos maiores antropólogos contemporâneos. Edição bilíngüe, ilustrada.
Apresentação
Em 1952, em Keto, hoje na República do Benin, Pierre Verger foi iniciado como babalaô, recebendo o nome de Fatumbi, "renascido pela graça de Ifá". Foi então obrigado a aprender os segredos da medicina iorubá, transmitidos a ele oralmente por seus mestres babalaôs. Ao longo dos anos seguintes, coletou milhares de receitas, anotando o uso das plantas iorubás e as encantações, tão essenciais quanto os outros ingredientes.
O presente livro apresenta 447 dessas fórmulas na íntegra, em iorubá e português, divididas em: oògùn, receitas de uso medicinal; ìbímo, receitas relativas à gravidez e ao nascimento; òrìsà, trabalhos relativos às divindades; àwúre, trabalhos de uso benéfico; àbìlù, trabalhos de uso maléfico; ìdáàbòbò, trabalhos de proteção contra trabalhos maléficos.
O autor oferece ainda preciosas informações de referência, como glossários com a nomenclatura das plantas em iorubá e sua classificação científica, além de comentar a relação entre os nomes dados às plantas e a ação delas esperada, uma associação poética criada para transmitir os conhecimentos que há séculos passam de geração em geração, oralmente. Com Ewé, Pierre Fatumbi Verger lança luz sobre uma cultura totalmente diversa daquelas baseadas na palavra escrita.
Ficha Técnica
Título original: EWE
Capa: M.A.S.
Páginas: 768
Formato: 17.00 X 22.00 cm
Peso: 1.328 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 29/09/1995
ISBN: 9788571644731
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia