Livro acessível
0
Carrinho
Catálogo / Companhia das Letras / NOTURNO DO CHILE
#NOTURNODOCHILE
Em um monólogo composto apenas de dois parágrafos, o padre Sebastián Urrutia Lacroix repassa toda sua vida como literato e poeta. Escrito por Roberto Bolaño, Noturno do Chile vai além da denúncia política e da crítica à ditadura chilena para explorar a alma humana e suas contradições na aproximação da morte.
Apresentação
Noturno do Chile é um denso monólogo constituído de apenas dois parágrafos: o primeiro ocupa quase todo o livro, e o segundo é uma frase de apenas oito palavras. O padre Sebastián Urrutia Lacroix, o narrador, repassa de modo febril sua vida de poeta e crítico literário "comedido e conciliador", procurando uma resposta para as inquietações que o assaltam na proximidade da morte.
Iniciado no mundo das letras pelo papa da crítica literária chilena, o proprietário rural Farewell (que, além de apalpar-lhe as nádegas, o apresenta ao poeta Pablo Neruda), o padre vive sob a proteção de Pinochet, a quem dá inusitadas aulas de marxismo. Ao misturar personagens reais e ficcionais, Bolaño acerta suas contas com a ditadura chilena e com a vida literária do país. Porém, mais que fazer denúncia política, dá um mergulho fundo nas águas turvas das contradições humanas.

"Noturno do Chile é o que há de melhor e de mais precioso: um romance contemporâneo destinado a ter um lugar permanente na literatura mundial." - Susan Sontag
"Um livro belíssimo e maravilhosamente escrito, por um autor que tem um controle invejável de cada pulsação, cada mudança de andamento, cada imagem. Uma prosa sempre empolgante e desafiadora." - The Guardian
Ficha Técnica
Título original: Nocturno de chile
Tradução: Eduardo Brandão
Páginas: 120
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.189 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 22/09/2004
ISBN: 9788535905502
Selo: Companhia das Letras
Autor
Comentários

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para comentar
Faça seu login

Assine a newsletter da Companhia