Livro acessível
0
Carrinho
Catálogo / Companhia das Letras / AS ENTREVISTAS DE NUREMBERG
#ASENTREVISTASDENUREMBERG
Por meio da trajetória pessoal de alguns dos criminosos nazistas e de testemunhas que participaram do julgamento de Nuremberg, o psiquiatra norte-americano Leon Goldenshon conta uma outra história do regime de Hitler.
Apresentação
Leon Goldensohn, psiquiatra e oficial do exército americano no período da Segunda Guerra Mundial, trabalhou no presídio de Nuremberg durante sete meses. Responsável pela saúde mental e física dos oficiais alemães acusados de crimes de guerra, acompanhou o dia-a-dia dos pacientes e pôde realizar entrevistas extensas com vários deles. Na tentativa de explicar o próprio envolvimento com o nazismo, os entrevistados discorrem sobre suas vidas: os pais, a infância, crises no casamento ou a morte do filho são alguns dos temas que vêm misturados às suas visões da guerra, do nacional-socialismo, dos membros do partido e do Holocausto.
Somados às entrevistas feitas por Goldensohn com testemunhas que participaram dos julgamentos desses homens, os relatos reunidos neste livro foram editados muitos anos depois pelo historiador americano Robert Gellately. Surpreendentes e assustadoras, as entrevistas revelam uma nova dimensão das monstruosidades já tão conhecidas: a falta de consciência e as motivações banais que cada um desses homens reivindica. Em seu conjunto, apresentam o nazismo como um movimento fragmentado, resultado de uma divisão de responsabilidades. Fonte de informação inédita e essencial sobre o Terceiro Reich, são também um importante documento histórico.
Ficha Técnica
Título original: The nuremberg interviews
Tradução: Ivo Korytowski
Páginas: 552
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.81 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 09/08/2005
ISBN: 9788535907131
Selo: Companhia das Letras
Autor
Comentários

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para comentar
Faça seu login

Assine a newsletter da Companhia