Livro acessível
Títulos / Companhia das Letras / A CLAVE DO POÉTICO
Clique para ampliar
Companhia das Letras
A CLAVE DO POÉTICO
Ensaios
#ACLAVEDOPOETICO
Dividida em dois eixos temáticos - teoria literária e análise de autores -, A clave do poético reúne pontos altos da produção intelectual do crítico literário paraense Benedito Nunes.
Apresentação
A obra de Benedito Nunes é marcada pela interpenetração entre os domínios da literatura e da filosofia. Atento investigador do fazer poético, o crítico, filósofo e professor paraense tem reunidos neste volume alguns dos pontos altos de sua vasta produção, que abarca desde a filosofia de Nietzsche, Spinoza e Wittgenstein até os mais recentes desenvolvimentos da literatura brasileira contemporânea. Entusiasta da hermenêutica de Paul Ricoeur, de quem foi aluno durante a pós-graduação na França, Nunes tem se dedicado a iluminar aspectos fundamentais dos autores e obras analisadas através de um contundente ferramental interpretativo.
A clave do poético, organizada por Victor Sales Pinheiro e prefaciada por Leyla Perrone-Moisés, se divide em duas partes tematicamente orientadas. Na primeira, a faceta de filósofo e teórico da literatura se dedica à investigação epistemológica e à historiografia literária. Em seguida, textos monográficos abordam autores capitais como Carlos Drummond de Andrade, T. S. Eliot, Antônio Vieira e Clarice Lispector (cuja presença marcante é lembrada numa histórica entrevista com o autor). O livro, entretanto, não negligencia o rico ambiente cultural da Belém do jovem Benedito Nunes, evocando em registro autobiográfico alguns episódios decisivos de sua formação intelectual. Conforme a lição de Guimarães Rosa, em A clave do poético o local e o universal dialogam harmoniosamente.
Ficha Técnica
Título original: CLAVE DO POÉTICO, A
Capa: João Baptista da Costa Aguiar
Páginas: 448
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.682 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 04/11/2009
ISBN: 9788535915440
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia