Livro acessível
0
Carrinho
Catálogo / Companhia das Letras / INVENÇÃO E CRÍTICA
#INVENCAOECRITICA
Nesta reunião de textos em homenagem a Davi Arrigucci Jr., um corpo extraordinário de autoras e autores dedica-se a revisitar a obra de um dos maiores críticos literários do Brasil, além de formidável professor da Universidade de São Paulo.
Apresentação
Os textos reunidos em Invenção e crítica indagam, com espanto e admiração, as muitas veredas e vertentes em jogo na obra do crítico Davi Arrigucci Jr. Não por acaso, suas leituras de autores como Cortázar, Borges, Bandeira, Drummond ou Guimarães Rosa formam o centro das atenções de uma primeira família de escritos que, inéditos ou republicados, tanto sublinham sua argúcia como interrogam a atitude que as fundamenta. Atitude, mais que método. Pois, não obstante o diálogo constante com a teoria literária e as ciências humanas, os ensaios críticos de Arrigucci privilegiam o encontro entre o texto e o leitor como dimensão fundadora da literatura e da crítica.

O poder de fecundação e inspiração desse modo de praticar a crítica deixa-se ver num segundo grupo de textos, em que colegas e discípulos revisitam obras, temas e autores caros ao crítico, num arco que vai da literatura brasileira às letras neolatinas, passando pelo cinema, pela pintura e pelas questões teóricas.

Fechando o volume, uma seleção de textos dispersos e de natureza variada tenta sugerir algo da pessoa que alternadamente se esconde e se revela em sua obra volumosa: o menino e o filho, o amigo precioso, o incomparável professor da Universidade de São Paulo, o homem justo, discreto e urbano – mas sempre alerta ao menor chamado dessa "inacabável aventura" que é a literatura.

 

"Davi é um crítico de excepcional valor, que se formou e atuou na universidade, mas incorporou ao seu modo as virtudes do ensaio, sem os traços negativos que este possa ter. [...] Quanto ao saber, o dele chega a espantar pela vastidão e densidade – e a manifestação desse espanto é uma forma de homenagem." – Antonio Candido


 
Ficha Técnica
Capa: Raul Loureiro
Páginas: 536
Formato: 15.20 X 22.50 cm
Peso: 0.752 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 01/12/2021
ISBN: 9786559213160
Selo: Companhia das Letras
Autor
Comentários

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para comentar
Faça seu login

Assine a newsletter da Companhia