Livro acessível
0
Carrinho
Catálogo / Companhia das Letrinhas / OS MENINOS QUE VIRARAM ESTRELAS
Companhia das Letrinhas
OS MENINOS QUE VIRARAM ESTRELAS
E outras histórias do Brasil
Autor: Sávia Dumont
Ilustrador: Jô Oliveira
Livro
R$ 42,90
Fechar
Escolha um vendedor
Livro vencedor do prêmio FNLIJ 2002 / Categoria: Reconto
#OSMENINOSQUEVIRARAMESTRELAS
Treze histórias recolhidas em todo o Brasil, protagonizadas por figuras como a mula-sem-cabeça, o lobisomem, a cuca, o mão-pelada, o minhocão e a carnaubeira. Segundo a belíssima lenda que dá título ao livro, originária da tradição indígena do Mato Grosso, as estrelas são lágrimas de indiozinhos que comeram a comida dos guerreiros.
Apresentação
Sávia Dumont reconta treze histórias recolhidas em todo o Brasil, protagonizadas por figuras como a mula-sem-cabeça, o lobisomem, a cuca, o mão-pelada, o minhocão e a carnaubeira.
Segundo a lenda que dá título ao livro, originária da tradição indígena do Mato Grosso, certo dia as índias da tribo colheram milho para fazer quitutes para seus maridos, que estavam caçando. Debulharam as espigas, puseram os grãos para secar e foram se banhar no rio. Os curumins insistiram com a avó para que fizesse logo um bolo. A velhinha cedeu, e eles o devoraram em um segundo. Veio então o papagaio da aldeia e contou tudo às índias, que, furiosas, procuraram os indiozinhos para lhes dar uma boa surra. Eles porém já haviam feito uma comprida corda de cipó e pedido ao beija-flor que a carregasse pelo bico. Lá estava a avezinha, "levando para o céu o cipó apinhado de meninos".
As índias chamaram o beija-flor de volta, desesperadas, mas quanto mais chamavam, mais alto ele voava. Os meninos iam subindo e chorando, "e cada lágrima que caía virava uma estrela solta no ar. Fascinados, os curumins continuaram a brincadeira e não voltaram mais para a aldeia. Ficaram morando no céu. De noite, quando a saudade bate forte, mães e filhos trocam olhares". Diz a lenda que "em cada estrela que brilha desvenda-se um segredo do Universo".
Ficha Técnica
Título original: MENINOS QUE VIRARAM ESTRELAS, OS
Capa: Silvia Massaro
Páginas: 48
Formato: 20.00 X 25.00 cm
Peso: 0.162 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 01/02/2002
ISBN: 9788574061207
Selo: Companhia das Letrinhas
Prêmios
Livro vencedor do prêmio FNLIJ 2002 / Categoria:
Autor
Comentários

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para comentar
Faça seu login

Assine a newsletter da Companhia