R$ 119,90
/ À vistaFruto de um incansável trabalho de jornalismo investigativo, este é o primeiro grande livro a expor a realidade catastrófica do comércio global de lixo -- um negócio clandestino cuja finalidade é despachar os restos do consumo dos países ricos da Europa e da América do Norte para continentes distantes, paisagens intocadas e economias necessitadas.
Para escrever esse livro, o jornalista Alexander Clapp passou dois anos seguindo o rastro do lixo pelo mundo. Conversou com gângsteres da reciclagem em , desmanteladores de cruzeiros na Turquia, catadores de plástico na Tanzânia, ativistas do meio-ambiente na Guatemala e jovens que desmontam e queimam celulares e televisores ocidentais por centavos a hora em Gana.
Com isso, constatou que grande parte do nosso lixo tem uma vida posterior secreta. Enquanto uma parcela é enterrada ou jogada na beira de estradas, outra bem maior não tem mais onde ser posta e precisa sumir da vista das populações ricas. O lixo vira produto e alimenta um mercado bilionário e oculto, sendo vendido, revendido ou contrabandeado de um país para outro, com consequências devastadoras e todo tipo de disputa, desde conflitos por fronteira, mercado e território à luta pela preservação ambiental.
Apresentando personagens e situações impressionantes, o autor mostra como o silêncio sobre o assunto é político e serve para que os maiores produtores e exportadores de detritos mantenham encoberta a sujeira, literal e moral, de uma globalização tenebrosa que vem de longe.
"Se você quer saber como o mundo realmente funciona, leia este livro." - Misha Glenny, autor de McMáfia e O dono do morro