Kiko Farkas: “O mundo subjetivo e riquíssimo das crianças pode ser abordado de mil maneiras”

10/10/2022

O livro Uma letra puxa a outra, feito por Kiko Farkas e José Paulo Paes, em 1992, primeiro ano de vida da Companhia da Letrinhas, acabou virando um clássico do catálogo, despertando o interesse de diferentes gerações ao longo de três décadas. Quantas crianças já foram alfabetizadas de maneira divertida e lúdica, com ajuda das coloridas páginas? Uma obra de trinta anos que ganhou os prêmios FNLIJ, em 1992, e Jabuti, em 1993, continua fazendo sucesso com o mesmo vigor. Prova de que as boas obras não envelhecem!

Quando crio imagens para algum texto ou poema, procuro pensar na interpretação mais maluca e impossível.
(Kiko Farkas)

Na sequência, em 1993, a dupla fez Um número depois do outro. Desta vez, no lugar do alfabeto, vieram a contagem e os números. Quem foi que disse que a matemática e a apresentação das crianças ao mundo dos numerais precisa ser chata? A obra mostra exatamente o contrário! 

Kiko Farkas, designer e ilustrador

Para Kiko, que, na época, era estreante no mundo da literatura infantil, o segredo está aí: podemos e devemos conversar com as crianças sobre vários assuntos e de maneiras diferentes. As últimas três décadas viram essa transformação. “Houve uma libertação dos temas e tratamentos tradicionais”, afirma. Confira a entrevista exclusiva do autor ao Blog da Letrinhas

*Para comemorar os 30 anos da Companhia das Letrinhas (em 2022) e o Mês das Crianças, durante outubro você confere uma série de entrevistas exclusivas com grandes autores e ilustradores brasileiros que fazem parte dessa história, sejam nossos primeiros parceiros, sejam aqueles que ganharam os maiores prêmios de literatura infantil. Acompanhe tudo no Blog da Letrinhas, no site criado especialmente para essa festa e nas nossas redes sociais. 

 

Como começou a sua relação com a Companhia das Letrinhas? Como foi fazer o primeiro livro para a editora e o que mais te marcou nesse processo?

Kiko Farkas - O primeiro livro, Uma letra puxa a outra, foi também meu primeiro livro infantil. À época, fui visitar Helio de Almeida, que era diretor de arte da Companhia, e mostrar meu portfólio. Ele viu, ali, uma possibilidade e sugeriu que eu fizesse uma tentativa. Minha relação com o desenho era mais como uma ferramenta de raciocínio e para alguns trabalhos isolados. Esse trabalho foi importante porque, a partir desse livro, o desenho passou para um patamar mais importante na minha carreira.

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Uma letra puxa a outra, José Paulo Paes e Kiko Farkas

A Companhia das Letrinhas está completando 30 anos em 2022. Nessas três décadas, qual foi a transformação mais importante na literatura infantil, tanto em termos de texto como ilustração e produção gráfica, na sua avaliação, e por quê?

Acho que houve uma libertação dos temas e tratamentos tradicionais. O mundo subjetivo e riquíssimo das crianças pode ser abordado de mil maneiras. Sem dúvida, a qualidade dos livros infantis melhorou demais nesse período e acredito que o cuidado gráfico e editorial da Letrinhas foi fundamental nesse processo.

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Qual acontecimento relacionado ao processo de criação e produção dos livros ou ao feedback e interação com os leitores ficou na sua memória ao longo desse tempo? Poderia contar um pouco qual história mais te marcou?

A coisa mais incrível que rolou depois do primeiro e do segundo livro foi descobrir o universo incrível das crianças. Fui a escolas e, até hoje, guardo alguns desenhos produzidos pelos pequenos a partir da leitura dos livros. Quando crio imagens para algum texto ou poema, procuro pensar na interpretação mais maluca e impossível.

Um número depois do outro, José Paulo Paes e Kiko Farkas

Além dos livros, as crianças têm várias fontes de entretenimento, como telas, vídeos, streamings, games. Como acha que a literatura infantil será nos próximos 30 anos? Qual o grande desafio que autores e leitores terão?

Acredito que, nesses tempos e, talvez, daqui para frente, o lugar da literatura infantil seja aquele onde a fantasia impera. Não a fantasia dos super-heróis ou de ficção científica, mas o lugar dentro da imaginação de cada um, desse universo particular que temos dentro de nós - e que é riquíssimo. Outro dia li que a imaginação é oriunda da magia.

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