O fio e os rastros, por Diogo Bercito
Diogo Bercito compartilha suas pesquisas e o contato com a natureza que marca "A solidão das aranhas".
O programa #61 é uma homenagem a Waly Salomão. Em 2018, Waly completaria 75 anos.
Baiano da cidade de Jequié, formou-se em direito pela UFBA, mas nunca exerceu a profissão. Além de poeta, foi diretor de espetáculos musicais como FA-TAL: Gal a todo vapor, diretor da Fundação Gregório de Matos de Salvador e coordenador do carnaval da Bahia, entre muitas outras atividades no ramo cultural. Teve poemas musicados por inúmeros artistas, entre eles Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jards Macalé, João Bosco e Adriana Calcanhotto.
No podcast, Alice Sant’Anna conversa com Antonio Cicero, compositor, poeta, crítico literário, filósofo, escritor brasileiro — e amigo e parceiro de Waly. Temos também depoimentos de Chacal e de Heloisa Buarque de Hollanda.
"O Wally era excessivo mas eu já disse isso mas de todos amigos que nós perdemos aquele de que tenho mais saudades é o Waly. Atribuo ao fato de ser muito interessante todo o tempo mesmo quando se tornava cansativo esse jogo de encenar própria vida e a vida alheia." — Caetano Veloso
"A poesia de Waly é o fruto bem temperado daquela mistura que tornava o homem poeta tão cativante: ladrão de Bagdá e cozinheiro baiano, piadista de Jequié e 'leitor luterano' de Drummond, profeta de desastres telúricos e cidadão solidário, atento às pequenas misérias do cotidiano brasileiro. E sobretudo poeta. Poeta solto, agora, no espaço sideral: 'minhas brutas ânsias acrobáticas/ que suspensas piruetam pânicas/ nas janelas do caos/ se desprendem dos trapézios/ e, tontas, buscam o abraço fraterno e solidário dos espaços vácuos'." — Leyla Perrone-Moisés
Documentário sobre sua vida: Pan-Cinema Permanente
Ouça também no iTunes, Deezer ou no Spotify.
Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.
Semana sim, semana não, a gente se vê por aqui.
Produção e apresentação: Fabio Uehara
Edição: Jose Bárrickelo
Diogo Bercito compartilha suas pesquisas e o contato com a natureza que marca "A solidão das aranhas".
Fabiane Secches apresenta os bastidores da escrita de "Ilhas suspensas", seu romance de estreia.
Anúncio do livro do líder político palestino Marwan Barghouti pela Companhia das Letras