ERRATA: "Trincheira tropical", de Ruy Castro
Errata no livro "Trincheira tropical", de Ruy Castro, que narra a Segunda Guerra Mundial no Rio
Entrevistamos o escritor gaúcho Paulo Scott, que acaba de lançar o romance Marrom e Amarelo, publicado pela Alfaguara. A trama é protagonizada por Federico, que nasceu no subúrbio de Porto Alegre e, agora, já na casa dos cinquenta, é convidado pelo governo para participar da comissão que vai debater a política de cotas para acesso às universidades públicas. Filho de pai preto, Federico tem pele clara, enquanto seu irmão, Lourenço, tem pele retinta. A partir daí, seja na militância política, nos enfrentamentos familiares e mesmo nas memórias, reflexões e embates na capital gaúcha ou em Brasília, Marrom e Amarelo é um livro que trata de racismo no contexto de uma família mestiça e das burocracias e contrastes do Brasil atual. Este é o quinto romance de Scott, autor de Voláteis, Habitante irreal, Ithaca Road e O ano que vivi de literatura. Já publicou contos e tem um intenso trabalho na poesia, como Mesmo sem dinheiro comprei um esqueite novo, vencedor do prêmio APCA de 2014.
Na conversa, o autor fala da imersão na história de Marrom e Amarelo, dos traços autobiográficos na trama, da potência política e social do romance e da própria carreira de escritor – bastante produtiva e com variação entre os gêneros.
Ouça no SoundCloud, iTunes, Deezer, Spotify ou no seu agregador de podcasts favorito.
Tem alguma crítica, elogio ou sugestão? Escreva pra gente no nosso e-mail, radio@companhiadasletras.com.br, ou nas nossas redes sociais.
Apresentação: Mariana Figueiredo
Roteiro e entrevista: Paulo Júnior
Edição: Central 3
Errata no livro "Trincheira tropical", de Ruy Castro, que narra a Segunda Guerra Mundial no Rio
be rgb compartilha sobre seu processo ao longo da tradução de "O tempo das cerejas"
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"