Livraria: o lugar mágico que abriga todas as histórias
Apresentamos 10 razões que explicam por que as livrarias são lugares tão incríveis e que vão te convencer a participar da nossa campanha de fim de ano “Todas as histórias cabem aqui”
Brinque-Book: O texto em rimas. Como você cria essa harmonia bonita? Conta um pouquinho sobre o processo criativo, de como brinca com as palavras para chegar em seus significados?
Janaina Tokitaka: Rimar é mais ou menos como montar um quebra cabeças: se uma peça-palavra não encaixa no verso, temos que procurar a correta até o texto ganhar harmonia e fluir bem. As vezes você enxerga a tal pecinha perfeita de primeira, as vezes leva um tempão até achar a danada no meio de tantas possibilidades. No fim, se dá tudo certo, parece que o texto nasceu assim, rimado, sem esforço algum por parte do autor.
Neste livro, quem veio primeiro: o texto ou as imagens?
Nasceram mais ou menos juntos, difícil dizer. Acho que o texto nasceu um pouquinho antes, dessa vez. Mas enquanto eu escrevia, já pensava no rosto desse personagem e no cachorrrinho que o acompanha durante o livro. Até a roupa azul e verde que ele veste já estava decidida antes de eu colocar o último ponto final.
"Eu" fala sobre tudo que podemos ser, mas nos lembra de como é bom ser nós mesmos. Quem é a Janaina Tokitaka?
Eu? Alguém que gosta tanto de brincar de ser outras pessoas que fez disso uma profissão! Escrever, desenhar e até ler são possibilidades de sair brevemente do nosso mundo e habitar outras realidades. Mas como é bom voltar para o nosso mundo depois da aventura, não é? É um pouco como nós, adultos, nos sentimos quando voltamos para casa ao final do dia e tiramos os sapatos desconfortáveis, fazemos um café ou um chá, e nos permitimos ficar na companhia de nós mesmos durante alguns momentos.
Apresentamos 10 razões que explicam por que as livrarias são lugares tão incríveis e que vão te convencer a participar da nossa campanha de fim de ano “Todas as histórias cabem aqui”
Novo livro do premiadíssimo artista paulistano Alexandre Rampazo nos relembra que a infância é lugar da curiosidade – e isso afeta também os adultos
A ativista paquistanesa pelo direito das meninas à educação se tornou inspiração para muitas histórias… Conheça algumas