A adoção não dá conta de tudo. E é preciso falar sobre isso
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?
1- Zoom, de Istvan Banyai (ilustrações): Nesse incrível livro-imagem, o premiado artista plástico húngaro radicado em Nova Iorque brinca com a perspectiva: aproximando e afastando seu zoom das imagens, elas ganham novos sentidos e revelam outras narrativas e possibilidades, que vão se mostrando a cada virar de página. Inovador e surpreendente, vale para crianças pequenas -mas intriga as maiores também.
Faixa etária indicada: a partir de 1 ano
2- O lenço, de Patricia Auerbach (ilustrações): Delicada e sensível, essa narrativa trata da relação de uma mãe com sua filha e de um objeto que concretiza essa ligação, o lenço. No chapéu da mãe ou nas mãos da filha, o lenço ganha usos, fantasias e sentidos únicos, sempre afetivos.
Faixa etária indicada: a partir de 2 anos
3- Os imaginários, de A. F. Harrold (texto) e Emily Gravett (ilustrações): Escrito pelo renomado autor britânico, poeta e mestre das palavras para crianças e jovens, este é um livro que, desde a primeira página, cativa os leitores. Afinal, quem nunca teve um amigo invisível. Apenas Amanda conseguia ver o seu, Rodger, até o sinistro sr. Tordo bater à sua porta. Uma aventura que mescla suspense e sensibilidade com uma linguagem que não subestima a inteligência de crianças e jovens.
Faixa etária indicada: a partir de 8 anos
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?
A jornalista Adriana Carranca, autora de Malala – A menina que queria ir para a escola, e a ilustradora Isabela Santos falam sobre adoção, família, vínculos e ancestralidade a partir do novo livro Onde Está a Mamãe?
É hora de começar a se preparar para a volta das aulas! Veja uma lista de livros que fazem sentir esse gostinho de escola: