A adoção não dá conta de tudo. E é preciso falar sobre isso
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?
("Assopre, ponha o curativo e sarou!"/ Texto: Bernd Penners; Ilustrações: Henning Löhlein)[/caption]
Mesmo sendo situações corriqueiras, podem ser muito assustadoras para crianças pequenas. Os adultos costumam responder sempre com um "não foi nada", mas não é o que parece para os pequenos. Esta divertida história permite trabalhar com eles muitos sentimentos complexos de elaborar, como o medo, o desejo de brincar e de arriscar, o cuidado consigo e com o outro.
Para a criança estabelecer uma relação saudável com essas questões -experienciando a vida como algo a ser descoberto, não temido- é preciso confiar em seus medos a partir dos riscos experimentados, como afirma o pesquisador Tim Gill.
Interativo e brincante, o livro vem com um curativo que pode ser colado e descolado pelos pequenos leitores nos diversos machucados dos animais da história. O texto de Bernd Penners é rimado e cheio de ternura, característica que atrai os pequenos leitores (escrevemos sobre isso aqui no Blog da Brinque. Leia mais sobre livros para bebês e crianças pequenas: vem cá!). Expressivas, as ilustrações de Henning Löhlein tornam mais vívidas as emoções que a obra desperta.
Conversas
Tanto em casa quanto na escola, a leitura da obra suscita conversas sobre experiências e sentimentos, afetos e amizade. Quem gosta de subir em árvore, escorregar em poça de lama? Quem costuma brincar em parques no fim de semana? O que acontece quando a gente se machuca?
Mesmo tendo se machucado, o cachorro, o elefante e amigos estão muito bem! Sabe por quê? Fale com as crianças da importância de cuidar e entender a dor do outro e, acima de tudo, de como é bom encorajar os amigos a voltar para a brincadeira, sem medo, quando ela não é perigosa.
--Leia mais sobre livros com rimas aqui!
---
Assopre, ponha o curativo e sarou!
Bernd Penners (texto) e Henning Löhlein (ilustrações)
Brinque-Book
A partir de 3 anos
Entre o sangue e o sobrenome, entre os pais escolhidos e a origem biológica, há perguntas, expectativas e o desejo de construir a própria identidade. Vamos falar sobre isso com as crianças?
A jornalista Adriana Carranca, autora de Malala – A menina que queria ir para a escola, e a ilustradora Isabela Santos falam sobre adoção, família, vínculos e ancestralidade a partir do novo livro Onde Está a Mamãe?
É hora de começar a se preparar para a volta das aulas! Veja uma lista de livros que fazem sentir esse gostinho de escola: