Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / EDIÇÃO E SEDIÇÃO
Companhia das Letras
EDIÇÃO E SEDIÇÃO
O universo da literatura clandestina no século XVIII
Tradução: Myriam Campello
#EDICAOESEDICAO
A pesquisa no campo da história literária ganha, com Robert Darnton, o sabor de uma aventura intelectual. Vasculhando arquivos, construindo hipóteses, comparando dados, o autor constrói um painel da literatura clandestina que circulou na França às vésperas da Revolução de 1789.
Apresentação
A pesquisa no campo da história literária ganha, com Robert Darnton, o sabor de uma aventura intelectual. Vasculhando arquivos, construindo hipóteses, comparando dados, o autor constrói, neste estudo, um painel da literatura clandestina que circulou na França no Antigo Regime.
Edição e sedição nos leva até os escusos depósitos onde editores, atravessadores e vendedores ambulantes escondiam e comercializavam os "maus" livros do século de Voltaire e Rousseau: tratados de filosofia libertária, libelos políticos ultrajantes, crônicas escandalosas, romances pornográficos. Esse conjunto de obras, normalmente esquecido pela história literária, abre novos horizontes para a compreensão dos antecedentes da Revolução de 1789. Além disso, permite ampliar a concepção da literatura como um sistema de produção e veiculação que não se restringe aos manuais de "belas letras", especialmente num tempo em que escrever e publicar podia conduzir aos porões da Bastilha.
Ficha Técnica
Título original: EDITION ET SEDITION
Tradução: Myriam Campello
Capa: Ettore Bottini
Páginas: 264
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.309 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 15/05/1992
ISBN: 9788571642485
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia