Home | Livros | Companhia das Letras | O ILUMINISMO COMO NEGÓCIO
CLIQUE PARA AMPLIAR

O ILUMINISMO COMO NEGÓCIO

Robert Darnton
Tradução: Laura Teixeira Motta e Maria Lucia Machado

Apresentação

História da Enciclopédia de Diderot de um ponto de vista insólito: como um empreendimento intelectual - a difusão do Iluminismo - passou a empreendimento comercial.

Você pode gostar também de

Companhia das Letras

Boemia literária e revolução

Robert Darnton

R$ 54,90

Indisponível

Companhia das Letras

Os best-sellers proibidos da França pré-revolucionária

Robert Darnton

R$ 69,90

Indisponível

Companhia das Letras

O diabo na água benta

Robert Darnton

R$ 129,90

Companhia das Letras

Edição e sedição

Robert Darnton

R$ 46,00

Indisponível

Companhia das Letras

Os dentes falsos de George Washington

Robert Darnton

R$ 59,90

Indisponível

Companhia das Letras

Censores em ação

Robert Darnton

R$ 99,90

Companhia das Letras

A questão dos livros

Robert Darnton

R$ 59,90

Indisponível

Companhia de Bolso

O beijo de Lamourette

Robert Darnton

R$ 59,90

Indisponível

Companhia das Letras

Glaura

Silva Alvarenga

R$ 51,00

Indisponível

Companhia das Letras

As fundações do pensamento político moderno

Quentin Skinner

R$ 119,90

Indisponível

Ficha Técnica

Título original: The business of enlightenment Páginas: 576 Formato: 16.00 X 23.00 cm Peso: 0.9 kg Acabamento: Livro brochura Lançamento: 15/08/1996
ISBN: 978-85-7164-576-9 Selo: Companhia das Letras Ilustração:

SOBRE O LIVRO

História da Enciclopédia de Diderot de um ponto de vista insólito: como um empreendimento intelectual - a difusão do Iluminismo - passou a empreendimento comercial.

Em 1777, a filosofia estava na moda. A transformação da filosofia em moda foi decorrência do longo processo de edição - nem sempre elegante, nem sempre desinteressado - da Enciclopédia de Diderot e d'Alembert. Edições piratas, alterações de texto efetuadas por editores ou revisores, contrafações, traições, contrabando, propaganda mentirosa, utilização de privilégios - eis alguns dos ingredientes da história. Por tudo isso, a Enciclopédia vista por Robert Darnton não é apenas um projeto coletivo de intelectuais corajosos, mas também o retrato vivo do mundo dos negócios no início dos tempos modernos: um mundo em que o combate entre os editores era de vida ou morte, um mundo onde se percebe com nitidez o comprometimento dos trabalhadores envolvidos na produção da obra, a habilidade dos que se encarregaram de difundi-la, a atividade dos viajantes comerciais, as dificuldades dos livreiros - e as metas e ideais de seus leitores.

Sobre o autor