Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / O ILUMINISMO COMO NEGÓCIO
Companhia das Letras
O ILUMINISMO COMO NEGÓCIO
#OILUMINISMOCOMONEGOCIO
História da Enciclopédia de Diderot de um ponto de vista insólito: como um empreendimento intelectual - a difusão do Iluminismo - passou a empreendimento comercial.
Apresentação
Em 1777, a filosofia estava na moda. A transformação da filosofia em moda foi decorrência do longo processo de edição - nem sempre elegante, nem sempre desinteressado - da Enciclopédia de Diderot e d'Alembert. Edições piratas, alterações de texto efetuadas por editores ou revisores, contrafações, traições, contrabando, propaganda mentirosa, utilização de privilégios - eis alguns dos ingredientes da história. Por tudo isso, a Enciclopédia vista por Robert Darnton não é apenas um projeto coletivo de intelectuais corajosos, mas também o retrato vivo do mundo dos negócios no início dos tempos modernos: um mundo em que o combate entre os editores era de vida ou morte, um mundo onde se percebe com nitidez o comprometimento dos trabalhadores envolvidos na produção da obra, a habilidade dos que se encarregaram de difundi-la, a atividade dos viajantes comerciais, as dificuldades dos livreiros - e as metas e ideais de seus leitores.
Ficha Técnica
Título original: THE BUSINESS OF ENLIGHTENMENT
Tradução: Laura Teixeira Motta e Maria Lucia Machado
Capa: Ettore Bottini
Páginas: 576
Formato: 16.00 X 23.00 cm
Peso: 0.900 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 15/08/1996
ISBN: 9788571645769
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia