Títulos / Companhia das Letras / A VERTIGEM DA IMORTALIDADE
Companhia das Letras
A VERTIGEM DA IMORTALIDADE
Segredos, doenças
Paulo Schiller


#AVERTIGEMDAIMORTALIDADE
Uma introdução à psicanálise e à psicossomática através de reflexões sobre a importância de nossas histórias familiares e sobre sexualidade, adolescência e morte. A partir do câncer como modelo, um estudo dos equívocos e perdas associados à medicina moderna e da distinção entre causa e mecanismo das doenças.
Apresentação
Uma incursão aos mistérios dos silêncios familiares, da sexualidade e da morte nos leva a descobrir o nosso corpo imerso num oceano de palavras, de linguagem. Se os avanços da medicina moderna decorreram de um esforço de separação entre corpo e mente, se deslocaram a subjetividade de cada um de nós para um plano secundário, a descoberta do inconsciente pela psicanálise nos permite resgatar e definir os processos mentais situados na origem das doenças. O corpo deixa de ser um objeto à deriva, simples vítima de fenômenos naturais. Passa a ser propriedade de um sujeito que o marca a partir de sua história, de suas angústias, do que foi incapaz de compreender.
É assim que atribuímos às nossas doenças um nome e um sentido. Construímos uma teoria pessoal sobre sua causa. Expomos por vezes o médico ao desafio paradoxal de curar justamente aquilo que, num canto remoto do nosso ser, desejamos, secretamente, conservar.
Ficha Técnica
Título original: A VERTIGEM DA IMORTALIDADE
Capa: Silvia Ribeiro
Páginas: 168
Formato: 13.00 x 21.00 cm
Peso: 0.205 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 07/06/2000
ISBN: 9788535900163
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A.
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone.: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Todos os direitos reservados 2017