Títulos / Companhia das Letras / REFLEXÕES SOBRE O EXÍLIO
Companhia das Letras
REFLEXÕES SOBRE O EXÍLIO
E outros ensaios
Edward W. Said

Tradução: Pedro Maia Soares


#REFLEXOESSOBREOEXILIO
Reunião de ensaios de um dos maiores intelectuais da atualidade. O palestino Edward Said analisa autores de filosofia e literatura, como Conrad, Nietzsche, Vico, Lukács e Foucault, além de temas essenciais ligados à política, à antropologia, à música e à importância dos intelectuais no mundo atual, em que o exílio se tornou condição inescapável.
Apresentação
Em ensaios primorosos, Edward Said combina experiência pessoal e reflexão teórica para abordar autores de filosofia e literatura, além de temas ligados à política, à antropologia, à música e ao papel social dos intelectuais.
A guerra, o imperialismo e a ambição de governantes totalitários fizeram do século XX a era da imigração em massa e de uma condição de deslocamento psicológico ligado ao refúgio e ao exílio. A família de Edward Said é um exemplo significativo dessa condição: seu pai, a fim de não servir no exército turco, fugiu da Palestina para os Estados Unidos. Depois, já como cidadão americano, voltou, prosperou nos negócios e instalou-se no Egito.
Foi no Cairo que o menino Edward passou a infância e a adolescência, quando estudou em escolas inglesas que ignoravam a cultura árabe. Como diz ele, a escola "me convencera de que com um nome como Said eu deveria envergonhar-me de mim mesmo, mas que meu lado Edward deveria ir adiante e progredir, ser mais inglês, agir mais como inglês".
É do ponto de vista privilegiado e ao mesmo tempo doloroso de quem sempre esteve dividido entre duas culturas que Said aborda uma série de temas que conduzem, cada um à sua maneira, ao ensaio que dá título ao livro. Como ele mesmo afirma, o exílio é uma fratura terrível e "sua tristeza essencial jamais pode ser superada".
Ficha Técnica
Título original: REFLECTIONS ON EXILE
Capa: Ettore Bottini
Páginas: 352
Formato: 16.00 x 23.00 cm
Peso: 0.551 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 17/03/2003
ISBN: 9788535903331
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Editora Schwarcz S.A. - Rio de Janeiro
Praça Floriano, 19, sala 3001
20031-050 - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 21 3993-7510
Todos os direitos reservados 2017