Home | Livros | Companhia das Letras | ESTILO TARDIO
CLIQUE PARA AMPLIAR
Ler um trecho

ESTILO TARDIO

Edward W. Said
Tradução: Titan Jr., Samuel

R$ 69,90

/ À vista

Apresentação

Alguns artistas, em vez de ingressar numa maturidade serena e harmoniosa, exibem em suas obras tardias um desacordo com a cultura de seu tempo e uma relação problemática com a própria obra. É para eles que Edward W. Said se volta nos sete ensaios deste livro, que trazem interpretações primorosas de autores tão díspares quanto Beethoven, Jean Genet e Richard Wagner.

Frequentemente comprados juntos

Companhia das Letras

Estilo tardio

Edward W. Said

R$ 69,90

Companhia das Letras

Fora do lugar

Edward W. Said

R$ 89,90

Companhia das Letras

Representações do intelectual

Edward W. Said

R$ 59,90

Preço total de

R$ 219,70

Adicionar ao carrinho

Você pode gostar também de

Companhia das Letras

Representações do intelectual

Edward W. Said

R$ 59,90

Companhia de Bolso

Cultura e imperialismo

Edward W. Said

R$ 74,90

Companhia das Letras

Humanismo e crítica democrática

Edward W. Said

R$ 69,90

Indisponível

Companhia das Letras

Reflexões sobre o exílio

Edward W. Said

R$ 59,90

Indisponível

Alfaguara

A literatura como turismo

João Cabral de Melo Neto

R$ 69,90

Companhia das Letras

Vanguardas em retrocesso

Sergio Miceli

R$ 84,90

Companhia das Letras

Nacional estrangeiro

Sergio Miceli

R$ 99,90

Companhia das Letras

Paralelos e paradoxos

Edward W. Said Daniel Barenboim

R$ 39,00

Indisponível

Ficha Técnica

Título original: On late style Páginas: 192 Formato: 14.00 X 21.00 cm Peso: 0.247 kg Acabamento: Livro brochura Lançamento: 20/07/2009
ISBN: 978-85-3591-487-0 Selo: Companhia das Letras Ilustração:

SOBRE O LIVRO

Alguns artistas, em vez de ingressar numa maturidade serena e harmoniosa, exibem em suas obras tardias um desacordo com a cultura de seu tempo e uma relação problemática com a própria obra. É para eles que Edward W. Said se volta nos sete ensaios deste livro, que trazem interpretações primorosas de autores tão díspares quanto Beethoven, Jean Genet e Richard Wagner.

As últimas composições de Beethoven; o romance O Leopardo, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, e sua adaptação para o cinema por Luchino Visconti; as óperas "italianas" de Mozart; os poemas de Konstantinos Kaváfis; a "reinvenção" de Bach pelo pianista Glenn Gould. Com erudição e sensibilidade, Said passeia por essas e outras obras revelando traços em comum, a despeito de suas vertiginosas diferenças: em todas elas se manifesta o que o ensaísta define - a partir de conceito cunhado por Theodor Adorno - como "estilo tardio", uma relação problemática de seus criadores com a cultura de seu tempo e com sua própria tradição artística. São obras em geral contraditórias e cheias de nuances insuspeitadas, que revelam uma reação de seus autores contra a morte que os espreita e contra a domesticação de sua arte.
Publicados postumamente, os ensaios deste livro estão entre os últimos textos escritos pelo pensador palestino-americano, quando já tinha consciência de que seu fim estava próximo. Neles se revelam em toda a plenitude as qualidades que fizeram de Said um dos maiores críticos de cultura da nossa época: a argúcia, a sensibilidade artística e a inquietação intelectual.

Sobre o autor