Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / RESPONSABILIDADE E JULGAMENTO
Clique para ampliar
Companhia das Letras
RESPONSABILIDADE E JULGAMENTO
Tradução: Rosaura Eichenberg
#RESPONSABILIDADEEJULGAMENTO
Reunião de ensaios da filósofa alemã sobre moralidade e responsabilidade em tempos de alienação e domínio da visibilidade. Arendt propõe uma ética no domínio público da ação e da política, destacando o papel da reflexão e da crítica como atividades intelectuais decisivas no mundo pós-totalitário.
Apresentação
Os ensaios, cursos e palestras reunidos em Responsabilidade e julgamento foram produzidos nos anos 60 e 70. Neles, a filósofa Hannah Arendt propõe uma ética dirigida à visibilidade no domínio público da ação e da política, evocando mais uma vez, como já o fizera em A condição humana, o papel decisivo da reflexão e da crítica como atividades intelectuais imprescindíveis.
Aqui Arendt aborda o tema da moralidade tendo em vista uma proposição ética da vida contemplativa. Os ensaios relocam questões a respeito do pensar, do querer e do julgar no domínio da visibilidade - estabelecida, no mundo das imagens, como parâmetro de valoração.
As colocações da autora se mostram fundamentais para a construção de uma ética da responsabilidade no mundo pós-totalitário, em que a hierarquia dos valores varia segundo as oscilações da aparência e a alienação impede o discernimento.
Ficha Técnica
Título original: PERSONAL RESPONSIBILITY
Tradução: Rosaura Eichenberg
Capa: Ettore Bottini
Páginas: 376
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.464 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 28/05/2004
ISBN: 9788535905014
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia