Livro acessível
0
Carrinho
Catálogo / Companhia das Letras / A IGREJA MILITANTE E A EXPANSÃO IBÉRICA: 1440-1770
Clique para ampliar
Companhia das Letras
A IGREJA MILITANTE E A EXPANSÃO IBÉRICA: 1440-1770
Tradução: Vera Maria Pereira
Livro
R$ 52,90
Fechar
Escolha um vendedor
#AIGREJAMILITANTEEAEXPANSAOIBERICA:1440-1770
A Igreja católica teve papel decisivo na expansão ultramarina dos países ibéricos entre os séculos XV e XVIII. Neste ensaio, o especialista britânico se debruça sobre os mais variados aspectos da complexa empreitada de conversão dos infiéis e de propagação da fé cristã nos territórios conquistados.
Apresentação
Um dos principais focos do estudo de Charles Boxer são as contradições internas da Igreja católica durante o expansionismo ibérico. Elas se refletem não apenas nos atritos entre ordens religiosas (jesuítas, dominicanos, franciscanos, agostinianos), mas também entre estas e o clero secular, bem como entre as orientações do Vaticano e a realidade enfrentada pelos missionários.
Mas a atenção do historiador se volta também para a quantidade e, principalmente, a qualidade das conversões em locais tão díspares quanto o Peru e as Filipinas, Angola e o Camboja. As relações entre a fé imposta e as crenças locais (do xintoísmo japonês ao culto inca, passando pelo hinduísmo e pelas religiões africanas) enfrentaram graus variados de resistência e tiveram como decorrência inúmeras formas de sincretismo.
É esse processo multiforme, responsável em grande parte pela configuração do mundo moderno, que o autor esmiúça com erudição e elegância, fundamentado numa vasta pesquisa de fontes, sobretudo dos documentos produzidos pelos próprios missionários, célebres ou anônimos, lançados nessa fecunda e fascinante aventura humana.
Ficha Técnica
Título original: THE CHURCH MILITANT AN IBERIAN EXPANSION: 1440-1770
Tradução: Vera Maria Pereira
Capa: Mariana Newlands
Páginas: 184
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.248 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 18/04/2007
ISBN: 9788535910049
Selo: Companhia das Letras
Autor
Comentários

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para comentar
Faça seu login

Assine a newsletter da Companhia