Livro acessível
0
Carrinho
Catálogo / Companhia das Letras / RUA DO MUNDO
Clique para ampliar
#RUADOMUNDO
Rua do mundo é um livro de poesia urbano. Nele, porém, a cidade não tem apenas a função de cenário: ela está na base de toda experiência. Para Eucanaã Ferraz, a cidade é algo que se veste - como a roupa é algo em que se mora. Gente, roupa, cidade: nessa encruzilhada é que se situa Rua do mundo.
Apresentação
Em Lisboa, no fim dos anos 20, a rua do Mundo teve seu nome mudado para rua da Misericórdia. Esse fato urbano serviu de motivo para o poema que dá título ao livro, uma conversa emocionada com a poeta portuguesa Luiza Neto Jorge. Ao mesmo tempo, é o ponto de partida para as duas linhas complementares que dão a tônica de Rua do mundo: a rua como metáfora do mundo e a imagem do mundo como rua. Nessa ótica, as coisas cotidianas ganham densidade e valor poético, e ao mesmo tempo o que parece distante e impalpável ganha a proximidade das coisas que conhecemos e que nos reconhecem.
Um elemento importante da poética de Eucanaã Ferraz é a claridade que perpassa todos os poemas. Mesmo na sombra, na tristeza e na morte é possível perceber a claridade do dia, das formas e dos sentidos, o clarão repentino dos desejos.
Ficha Técnica
Título original: RUA DO MUNDO
Capa: Raul Loureiro
Páginas: 128
Formato: 12.00 X 21.00 cm
Peso: 0.171 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 19/10/2004
ISBN: 9788535905687
Selo: Companhia das Letras
Autor
Comentários

Deixe seu comentário

Você deve estar logado para comentar
Faça seu login

Assine a newsletter da Companhia