Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / O EDIFÍCIO YACUBIAN
Clique para ampliar
Companhia das Letras
O EDIFÍCIO YACUBIAN
Tradução: Paulo Farah
#OEDIFICIOYACUBIAN
Microcosmo do Egito moderno, um antigo prédio no centro do Cairo abriga os conflitos amorosos e políticos de personagens das várias camadas da sociedade egípcia, agora obrigados a viver sob o mesmo teto.
Apresentação
No início do século XX, o elegante Edifício Yacubian era habitado por ministros de Estado e estrangeiros. Ao longo dos anos, as reviravoltas políticas transformaram o edifício e o centro do Cairo num cenário decadente. Então vieram os novos habitantes: provindos das classes mais baixas da população, ocuparam o teto do prédio antes destinado ao armazenamento de quinquilharias. E foi aí que começou a confusão.
Passadas durante a Guerra do Golfo, as histórias deste livro - como as do velho aristocrata Zaki Bek, saudoso do Cairo europeizado, e do jovem Taha, o filho de porteiro que sonha entrar para a polícia - traduzem os dilemas de um país que, após décadas de submissão ao Ocidente, tornou a orientalizar-se.
Intercalando essas tramas como numa telenovela, Alaa Al Aswany constrói personagens carismáticos que protagonizam os principais dramas da sociedade egípcia contemporânea: da opressão sexual de mulheres e homossexuais à repressão financeira da ditadura; da corrupção política ao recrudescimento do fundamentalismo religioso.

"No controlado mundo editorial egípcio, em que xeiques patrulham livrarias atrás de material 'indesejável', a franqueza com que Al Aswany trata de todos os assuntos [...] é sensacional." - The Guardian
Ficha Técnica
Título original: THE YACOUBIAN BUILDING
Tradução: Paulo Farah
Capa: Flavia Castanheira
Páginas: 288
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.357 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 20/04/2009
ISBN: 9788535914245
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia