ERRATA: "Trincheira tropical", de Ruy Castro
Errata no livro "Trincheira tropical", de Ruy Castro, que narra a Segunda Guerra Mundial no Rio

Encontro Folha / Companhia das Letras - "A boa política", de Renato Janine Ribeiro
Nesta edição, o ex-ministro da Educação e professor titular de ética e filosofia política na USP, Renato Janine Ribeiro, apresenta seu novo livro A boa política - Ensaios sobre a democracia na era da internet, em debate com o historiador e cientista político Luiz Felipe de Alencastro. A mediação é de Uirá Machado. Após o bate-papo, haverá sessão de autógrafos.
Segunda-feira, 23/04, às 19h
Local: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Bate-papo e sessão de autógrafos - "O idiota", de André Diniz
Participe do bate-papo com o roteirista e quadrinhista André Diniz - para conversar sobre o processo de adaptação do texto "O idiota", de Fiódor Dostoiévski, para quadrinhos. A sessão de autógrafos começa às 18h e as senhas serão distribuídas com meia hora de antecedência.
Segunda-feira, 23/04, às 19h30
Local: Quanta Academia - Rua Dr. José de Queirós Aranha, 246 - Vila Mariana, São Paulo (próximo ao Metrô Ana Rosa)
Lançamento - "O sol na cabeça", de Giovani Martins, no Sarau Suburbano
Giovani Martins autografa seu primeiro livro "O sol na cabeça" durante o Sarau Cultural. O evento é gratuito.
Segunda-feira, 23/04, às 19h
Local: R. Treze de Maio, 70 - 2° Andar - Bela Vista
Milton Hatoum na FESPSP
Milton Hatoum, autor das obras "A noite da espera" e "Dois irmãos", estará na FESPSP para conversar sobre suas obras e seu processo criativo. É uma excelente oportunidade para saber mais sobre esse grande autor da literatura brasileira! Evento gratuito.
Segunda-feira, 23/04, às 19h
Local: Auditório da FESPSP - Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque - 7° andar
Lançamento - "Reserva natural", de Rodrigo Lacerda
Rodrigo Lacerda lança seu segundo livro pela Companhia das Letras. Participe do bate-papo sobre "Reserva natural".
Em "Reserva natural", a natureza nem sempre é idílio, nem sempre é inferno. Inclui o homem, compete com ele, atiça-o e o ameaça. Formas de vida de uma comovedora e constrangedora simplicidade — bactérias, micróbios, células cancerosas — “executam suas funções biológicas sem prazer ou dor, sem juízo crítico”. Uma mulher coleciona, em vidrinhos, um pouco do ar de Paris, e humanos intrusos investigam e emulam os jogos sexuais entre as orquídeas e os insetos. Há um momento de enlevo na mesa de um massagista, um momento de alegria para o corpo, e há o pavor da morte junto ao mar, justo quando a vida parece mais intensa e inebriante. Nesses momentos, e em tantos outros, Rodrigo Lacerda nos mantém em suspenso, pregados ao texto, a esse mundo do qual estranhamente nos distanciamos. A segurança com que assume vozes distintas e a destreza com que nos enreda nessas narrativas mostram, uma vez mais, por que está entre os autores mais relevantes do país.
Terça-feira, 24/04, às 18h30
Local: Bar e restaurante - São Cristóvão - R. Aspicuelta, 533 - Vila Madalena
Lançamento - "O que vem ao acaso", de Inez Cabral
"O que vem ao caso" é baseado nas experiências pessoais de Inez Cabral e reconstrói parte de sua infância, juventude e idade adulta. Os cenários variados do livro — Barcelona, Recife, Rio de Janeiro, Sevilha, Marselha, Madri, Genebra — são as cidades onde morou, sempre acompanhando o pai, o poeta e diplomata João Cabral de Melo Neto. E para quem acha que este livro é, na verdade, sobre ele, podem esquecer. Aqui o poeta é personagem coadjuvante. Em seu impressionante relato, Inez fala de laços familiares, descobertas pessoais, tentativas e erros, amadurecimento. Vêm ao caso sentimentos, as constantes mudanças de casa, os internatos que frequentou, a entrada na vida adulta, os amores, a maternidade... tudo reconstituído com muito humor. Inez Cabral tem o raro talento de imprimir emoção à narrativa, não importando se o assunto é um fato corriqueiro, uma experiência traumática ou um anedotário familiar. "O que vem ao caso" é um livro sobre laços familiares irreverente, divertido, uma fantástica jornada entre fragmentos de memória.
Terça-feira, 24/04, às 19h
Local: Livraria da Travessa - Botafogo
Lançamento - "O sol na cabeça", Geovani Martins no Sarau da Cooperifa
Geovani Martins lança "O sol na cabeça" durante o Sarau da Cooperifa. Evento gratuito, participe!
Terça-feira, 24/04, às 20h
Local: Rua Bartolomeu dos Santos, 797 - Jardim Guarujá
Mesa "O sol na cabeça", de Geovani Martins, na Ação Educativa
Geovani Martins participa de uma mesa na Ação Educativa para falar sobre "O sol na cabeça". Com a estreia de Geovani Martins, a literatura brasileira encontra a voz de seu novo realismo. Nos treze contos de "O sol na cabeça", deparamos com a infância e a adolescência de moradores de favelas – o prazer dos banhos de mar, das brincadeiras de rua, das paqueras e dos baseados –, moduladas pela violência e pela discriminação racial.
Quarta-feira, 25/04, às 19h
Local: Rua Gen. Jardim, 660 - Vila Buarque
Encontro "La mia Itália", com Luiz Ruffato
Luiz Rufatto estará no primeiro encontro do ciclo "La mia Italia" para conversar sobre "Inferno provisório".
Quinta-feira, 26/04, às 19h30
Local: Instituto Italiano de Cultura - Av. Higienópolis, 436 - Higienópolis
Lançamento - "A cidade dorme", de Luiz Rufatto
A Livraria Cultura e a Companhia das Letras convidam para sessão de autógrafos de "A cidade dorme", com o autor Luiz Ruffato.
Luiz Ruffato adentra o labirinto das formas breves neste "A cidade dorme". O Volume reúne vinte narrativas escritas nos últimos quinze anos pelo autor. Juntas, compõem um painel poderoso sobre a passagem do tempo e as dinâmicas da família e da memória. A Partir de um ponto de vista pouco presente na literatura brasileira, o do trabalhador urbano, Ruffato tece uma reflexão contundente sobre o Brasil dos grandes centros e periferias. O Percurso é claro: da infância à idade adulta, da margem ao miolo nervoso das metrópoles e da linguagem. A Meninice nos anos 1960; histórias sobre futebol e a ditadura; questões ligadas à violência urbana; o universo das drogas, tudo vai se mesclando neste livro, que confirma o lugar único de Luiz Ruffato na literatura contemporânea brasileira.
Sexta-feira, 27/04, às 19h
Local: Livraria Cultura - Porto Alegre
Errata no livro "Trincheira tropical", de Ruy Castro, que narra a Segunda Guerra Mundial no Rio
be rgb compartilha sobre seu processo ao longo da tradução de "O tempo das cerejas"
Meritxell Hernando Marsal compartilha sobre os desafios do processo de tradução de "O tempo das cerejas"