Com a estreia de Geovani Martins, a literatura brasileira encontra a voz de seu novo realismo. Nos treze contos de O sol na cabeça, deparamos com a infância e a adolescência de moradores de favelas - o prazer dos banhos de mar, das brincadeiras de rua, das paqueras e dos baseados -, moduladas pela violência e pela discriminação racial.
Com a estreia de Geovani Martins, a literatura brasileira encontra a voz de seu novo realismo. Nos treze contos de O sol na cabeça, deparamos com a infância e a adolescência de moradores de favelas - o prazer dos banhos de mar, das brincadeiras de rua, das paqueras e dos baseados -, moduladas pela violência e pela discriminação racial.
Em O sol na cabeça, Geovani Martins narra a infância e a adolescência de garotos para quem às angústias e dificuldades inerentes à idade soma-se a violência de crescer no lado menos favorecido da "Cidade partida", o Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XXI.
Em "Rolézim", uma turma de adolescentes vai à praia no verão de 2015, quando a PM fluminense, em nome do combate aos arrastões, fazia marcação cerrada aos meninos de favela que pretendessem chegar às areias da Zona Sul. Em "A história do Periquito e do Macaco", assistimos às mudanças ocorridas na Rocinha após a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora, a UPP. Situado em 2013, quando a maioria da classe média carioca ainda via a iniciativa do secretário de segurança José Beltrame como a panaceia contra todos os males, o conto mostra que, para a população sob o controle da polícia, o segundo "P" da sigla não era exatamente uma realidade. Em "Estação Padre Miguel", cinco amigos se veem sob a mira dos fuzis dos traficantes locais.
Nesses e nos outros contos, chama a atenção a capacidade narrativa do escritor, pintando com cores vivas personagens e ambientes, sem nunca perder o suspense e o foco na ação. Na literatura brasileira contemporânea, que tantas vezes negligencia a trama em favor de supostas experimentações formais, O sol na cabeça surge como uma mais que bem-vinda novidade.
"Geovani pula da oralidade mais rasgada para o português canônico como quem respira. Uma nova língua brasileira chega à literatura com força inédita." João Moreira Salles
"Fiquei chapado." Chico Buarque
"Se Lima Barreto estivesse vivo, sem dúvida leria com emoção as narrativas deste livro tão necessário em tempos de intolerância, ódio e ignorância." Milton Hatoum
"'O sol' vai muito além da 'literatura de favela', seja lá o que isso for, é simplesmente ótima literatura moderna, e ponto. [...] Pequeno grande livro, emoção do início ao fim, bagulho doido." Nelson Motta
"O livro mais importante da literatura recente." Marcelo Rubens Paiva
Título original: O sol na cabeça
Páginas: 112
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.163 kg
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 02/03/2018
ISBN: 9788535930528
Selo: Companhia das Letras
50 poemas de revolta
Vários autores
De Mário de Andrade a Adelaide Ivánova, a antologia reúne poemas brasileiros clássicos e contemporâneos que denunciam, cada um a seu modo, os tempos sombrios em que vivemos.
Leia +
Artepensamento
Vários autores
Ensaios sobre artistas e filósofos que pensaram a questão da arte - como Santo Agostinho, Nietzsche, Joyce, Dostoievski, Cézanne, Baudelaire e outros - traçam um singular percurso da história das idéias pela ótica da arte.
Leia +
A crise da razão
Vários autores
A idéia de crise investigada como elemento constitutivo da própria razão; como resultado do conflito da razão com seus opostos; como conseqüência das características intrínsecas de nossa época. Resultado do último ciclo de conferências inicialmente organizado pela Funarte.
Leia +
O desejo
Vários autores
O tema do desejo é abordado aqui de perspectivas diversas, da arte à política, passando pela obra de Platão, Epicuro, Espinosa, Goya, Vieira, Diderot, Sade, Proust, Bataille, Marx, Marcuse, Walter Benjamin. Coletânea resultante de curso livre promovido pela Funarte.
Leia +
Enciclopédia da floresta
Vários autores
Enciclopédia da Floresta reúne estudos feitos na região da bacia do Alto Juruá, no Acre. Fartamente ilustrado, o livro apresenta a cultura dos seringueiros e das comunidades indígenas Kaxinawá, Ashaninka e Katukina. Uma obra excepcional sobre a diversidade ecológica e a riqueza humana da Amazônia.
Leia +
As entrevistas da Paris Review - vol. 1
Vários autores
O processo de criação de grandes autores, e episódios trágicos, pitorescos e engraçados de suas vidas pessoais e trajetórias literárias, nesta coletânea das lendárias entrevistas da Paris Review. Projeto gráfico inovador: em uma tiragem de 3 mil exemplares, 3 mil capas diferentes.
Leia +
Ética
Vários autores
A partir de múltiplos pontos de vista, importantes intelectuais brasileiros discutem a ética em um mundo contraditório, no qual coexistem princípios de vida e armas de morte. Coletânea resultante de curso livre promovido pela Funarte.
Leia +
História da vida privada (volume 2)
Vários autores
Extensa e detalhada análise das instituições privadas ao longo da História universal. Uma obra enciclopédica que, por sua abrangência, seriedade e funcionalidade, tornou-se um best-seller tanto junto ao público leigo como ao especializado.
Leia +
O homem-máquina
Vários autores
Filósofos, cientistas, artistas e estudiosos - brasileiros e estrangeiros - discutem as relações entre ciência e corpo, para refletir sobre os limites da experimentação científica e os riscos do predomínio da tecnologia na existência humana. Reunião de ensaios apresentados no ciclo de conferências organizado por Adauto Novaes em 2001.
Leia +
Libertinos libertários
Vários autores
Até que ponto a crítica ao assédio sexual pode representar um retrocesso? E o assédio eletrônico? Mais vale o bom que fracassa ou o mau bem-sucedido? Libertinagem é sinônimo de desregramento?
Leia +
Listas extraordinárias
Shaun Usher
Do mesmo organizador de Cartas extraordinárias, uma edição ricamente ilustrada com fotos e fac-símiles de 125 listas memoráveis escritas em diversos períodos da história.
Leia +
Mal-estar na modernidade
Sergio Paulo Rouanet
Um exame dos momentos constitutivos do Iluminismo, em suas três configurações históricas - a Ilustração, o liberalismo e o socialismo. Rouanet explora os temas da universalidade, da individualização e da autonomia, procurando dar conta também de seus reflexos na realidade brasileira.
Leia +
O que é fascismo?
George Orwell
Nesta seleção de ensaios inéditos reunidos em um livro no Brasil, o criador de 1984 reflete sobre política, literatura, cinema e outros temas de sua galeria de obsessões pessoais.
Leia +
Questão de ênfase
Susan Sontag
Em seu penúltimo livro, a ensaísta Susan Sontag reuniu mais de quarenta artigos das duas últimas décadas. De Machado de Assis a Mapplethorpe, a autora analisa a literatura, o cinema, a fotografia, a música, a dança e outros temas culturais. Faz críticas ao consumismo contemporâneo e conta como foi montar uma peça de Beckett em Sarajevo.
Leia +
Rede imaginária
Vários autores
A partir da idéia de prevalência da imagem televisiva sobre as demais representações do real, suscitada pela cobertura jornalística da Guerra do Golfo, os 29 ensaios deste livro desvendam os mecanismos da produção do imaginário da TV, com ênfase no caso do brasileiro.
Leia +
Os sentidos da paixão
Vários autores
O conceito de paixão na história, na literatura, na música, na psicanálise, no cinema, nas artes plásticas, na política e na filosofia, discutido em ensaios de intelectuais brasileiros e franceses. Coletânea resultante de curso livre promovido pela Funarte.
Leia +
Todo Wood&Stock
Angeli
Pela primeira vez reunidas num álbum de luxo, e restauradas digitalmente a partir dos originais do autor, todas as tiras e histórias dos dois velhos hippies mais queridos do quadrinho nacional.
Leia +
Deixe seu comentário
Você deve estar logado para comentar