PRÊMIO JABUTI 2023 | Conheça os livros premiados publicados pela Companhia das Letras

06/12/2023

Na noite da última terça-feira (05/12) foi realizada a entrega do Prêmio Jabuti 2023 no Theatro Municipal de São Paulo. Entre os finalistas, estavam dezessete livros da Companhia das Letras, sete dos quais foram laureados.

Engenheiro fantasma, de Fabricio Corsaletti, foi o grande vencedor da noite, premiado nas categorias de Poesia e Livro do Ano. O livro traz 56 poemas inusitados e inventivos, onde o autor veste a máscara de Bob Dylan e narra uma temporada de exílio voluntário que o genial letrista norte-americano teria supostamente vivido em Buenos Aires em algum período não-especificado deste século.

Nascido em Santo Anastácio, São Paulo, em 1978, Fabrício Corsaletti é autor de quase vinte livros, abrangendo diversos gêneros. Entre suas obras, destacam-se Esquimó, uma coletânea de poesias publicada pela Companhia das Letras em 2010, que recebeu o prêmio Bravo! de Literatura. Além disso, Corsaletti contribuiu para a literatura infantil com títulos como Zoo zoado (2014), Poemas com macarrão (2018) e Pão na chapa (2022), todos lançados pela Companhia das Letrinhas.

Além de Poesia e Livro do Ano, livros da Companhia das Letras também foram premiados em outras seis categorias. Confira abaixo todos os nossos vencedores!

 

EIXO LITERATURA

Crônica

Por quem as panelas batem, de Antonio Prata

 

Juvenil

Óculos de cor: ver e não enxergar, de Lilia Moritz Schwarcz e Suzane Lopes

 

Poesia

Engenheiro fantasma, de Fabrício Corsaletti

 

Romance literário

Os perigos do imperador: um romance do Segundo Reinado, de Ruy Castro

 

EIXO NÃO FICÇÃO

Biografia e reportagem

Poder camuflado: os militares e a política, do fim da ditadura à aliança com Bolsonaro, de Fabio Victor

 

Ciências

Emergência climática: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor, de Matthew Shirts

 

EIXO INOVAÇÃO

Livro Brasileiro Publicado no Exterior

Marrom e amarelo

Alfaguara, And Other Stories

Compartilhe:

Veja também