Livro acessível
Títulos / Companhia das Letras / O ERRO DE DESCARTES
Clique para ampliar
Companhia das Letras
O ERRO DE DESCARTES
Emoção, razão e o cérebro humano
#OERRODEDESCARTES
Inversão da famosa proposição cartesiana "penso, logo existo" para "existo (e sinto), logo penso", num livro que revoluciona as relações entre mente e corpo, razão e emoção.
Apresentação
Para pensar bem e tomar decisões corretas é preciso manter a cabeça fria e afastar todos os sentimentos e emoções. Certo? Errado. Neste livro surpreendente e polêmico, António Damásio, que dirige um dos principais centros de estudos neurológicos dos Estados Unidos, mostra como, na verdade, a ausência de emoção e sentimento pode destruir a racionalidade. Utilizando-se das mais recentes descobertas da neurobiologia, Damásio desafia os dualismos tradicionais do pensamento ocidental - mente e corpo, razão e sentimento, explicações biológicas e explicações culturais - para oferecer uma visão científica e integrada do ser humano e sugerir hipóteses inovadoras sobre o funcionamento do cérebro humano.

"Refinado observador de distúrbios psicológicos e neurológicos, António Damásio é também um pensador profundo que escreve com notável elegância. Em O erro de Descartes todos os seus talentos estão a serviço de uma fascinante exploração da biologia da razão e de sua dependência inseparável da emoção."
Oliver Sacks
Ficha Técnica
Título original: DESCARTES' ERROR
Tradução: Dora Vicente e Georgina Segurado
Capa: Ettore Bottini
Páginas: 336
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.421 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 15/04/1996
ISBN: 9788571645301
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia