Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / ABRIL DESPEDAÇADO
Clique para ampliar
Companhia das Letras
ABRIL DESPEDAÇADO
História de um filme / Roteiro
#ABRILDESPEDACADO
Um registro precioso da aventura de fazer cinema no Brasil. Texto e fotos revelam os bastidores do longa-metragem dirigido por Walter Salles, desde o momento em que o cineasta leu o romance de Ismail Kadaré até a pré-estréia no Festival de Veneza, em 2001, passando por todo o processo de escolha de locações e de seleção e preparação dos atores.
Apresentação
Entre julho e setembro de 2000, o cineasta Walter Salles e uma equipe de mais de cinqüenta pessoas se embrenharam pelo interior da Bahia para filmar Abril despedaçado, adaptação do romance homônimo do albanês Ismail Kadaré. Através de textos e fotos, Pedro Butcher e Anna Luiza Müller revelam os bastidores desse longa-metragem desde o momento em que o cineasta leu a obra de Kadaré, em 1998, até a pré-estréia no Festival de Veneza, em 2001.
A história original se passa na Albânia, mas Walter Salles transpôs a trama para o sertão brasileiro do começo do século XX, onde o jovem Tonho se vê preso à cruel engrenagem de uma guerra de famílias. O livro narra as primeiras pesquisas - quando vários pontos em comum foram descobertos entre a tradição da vendeta albanesa e a lei da vingança no Nordeste brasileiro -, o longo processo de escolha de locações, a seleção e preparação dos atores e as filmagens, realizadas numa região em que o agreste se mistura à imponência de montanhas rochosas. Há também histórias de trabalhadores rurais que se incorporaram à equipe e ao elenco, como João Gomes, o Dão, um sertanejo que acabou se transformando em figura-chave da produção. História de um filme é um registro precioso da aventura de fazer cinema num país como o Brasil.
Ficha Técnica
Título original: ABRIL DESPEDACADO, HISTORIA DE UM FILME
Capa: Raul Loureiro
Páginas: 240
Formato: 26.00 X 19.00 cm
Peso: 0.735 kg
Acabamento: Capa dura
Lançamento: 27/02/2002
ISBN: 9788535902143
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia