Livro acessível
0
Carrinho
Títulos / Companhia das Letras / REPRESENTAÇÕES DO INTELECTUAL
Clique para ampliar
Companhia das Letras
REPRESENTAÇÕES DO INTELECTUAL
As Conferências Reith de 1993
Tradução: Milton Hatoum
#REPRESENTACOESDOINTELECTUAL
O que é um intelectual? Qual a sua relação com a sociedade, a imprensa e as instituições? Até que ponto um intelectual pode ser independente? Nesse pequeno livro de reflexões, Edward Said, autor do clássico Orientalismo, tenta responder a essas questões com erudição e clareza.
Apresentação
O livro reúne seis conferências transmitidas ao vivo em 1993 pela BBC - as prestigiosas Conferências Reith, inauguradas em 1948 por Bertrand Russell. Nelas, o autor de Orientalismo examina as relações do intelectual com as instituições, com os grandes meios de comunicação, com o poder e a sociedade durante e depois da Guerra Fria.
A idéia central de Said é a de que o intelectual não deve se fechar na academia, ausentando-se dos debates e discussões sobre problemas do seu tempo. Ao reafirmar a definição de Gramsci (qualquer pessoa pode ser um intelectual), Said lança seu olhar compassivo aos mais fracos e desfavorecidos, combinando pensamento crítico e compreensão da história.

"[Said] é capaz de iluminar os mais turbulentos problemas humanos com uma luz serena e muitas vezes reveladora, que nos mostra não apenas os dois lados obrigatórios de cada questão, mas também uma terceira dimensão, geralmente não percebida." - Gore Vidal
Ficha Técnica
Título original: REPRESENTATIONS OF THE INTELLECTUAL
Tradução: Milton Hatoum
Capa: Ettore Bottini
Páginas: 128
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.195 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 21/02/2005
ISBN: 9788535906127
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia