Títulos / Companhia das Letras / A NOIVA LIBERTADA
Companhia das Letras
A NOIVA LIBERTADA
#ANOIVALIBERTADA
Um professor judeu, estudioso da história dos árabes e habituado a escavar no passado as raízes de conflitos atuais, tenta desenterrar dos destroços do casamento do filho as causas de sua própria tragédia, que o impede até mesmo de progredir no trabalho e de concretizar suas ambições pessoais.
Apresentação
A. B. Yehoshua, um dos mais conhecidos escritores israelenses, apresenta neste livro a saga de Rivlin, professor orientalista, especializado na história da Argélia, cujo conhecimento dos árabes provinha sempre de fontes indiretas. Convidado para o casamento de uma aluna árabe, tem a chance de observar mais de perto seu objeto de estudo e de reavivar as feridas abertas pelo fim do casamento de seu filho.
A partir da notícia da morte do ex-sogro do filho, que o leva a prestar condolências à família da ex-nora, Rivlin inicia duas investigações: uma acerca da cultura árabe vizinha, agora porém numa espécie de desajeitada pesquisa de campo, em passeios nos quais é conduzido pelo primo de sua aluna; e outra acerca do motivo que levou ao desfecho do casamento do filho.
Se nos territórios árabes ele é sempre bem recebido, a investigação no âmbito familiar lhe rende aborrecimentos: a mulher e o próprio filho, que mora em Paris, lhe pedem insistentemente que desista, e o filho chega mesmo a ameaçar um rompimento se o pai não parar com os questionamentos.
Equilibrando-se entre a necessidade de saber e a de respeitar limites, Rivlin acaba encontrando uma saída para a estagnação intelectual em que se encontrava, a partir de uma abordagem original para o seu campo de estudos. Unindo todas as pontas, é à aluna que o convida para o casamento que ele recorre para analisar textos literários árabes; e é a própria ex-nora que, indo ao seu encontro, acaba por libertá-lo daquela busca.

"Yehoshua, o mais ousado dos escritores israelenses, conta uma história simples sobre uma região que complica tudo aquilo que toca." - The New Yorker
Ficha Técnica
Título original: HAKALAH HAMSCHACHRERET
Capa: Mariana Newlands
Páginas: 632
Formato: 16.00 x 23.00 cm
Peso: 0.959 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 23/04/2007
ISBN: 9788535910131
Selo: Companhia das Letras
Autor
Faça seu cadastro no Grupo Companhia das Letras e personalize sua experiência


Grupo Companhia das Letras

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3707-3500
Fax: 11 3707-3501
Editora Schwarcz S.A. - Rio de Janeiro
Praça Floriano, 19, sala 3001
20031-050 - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 21 3993-7510
Todos os direitos reservados 2017