Livro acessível
Títulos / Companhia das Letras / OS ANOS DO CONDOR
Clique para ampliar
Companhia das Letras
OS ANOS DO CONDOR
Uma década de terrorismo internacional no Cone Sul
Tradução: Rosaura Eichenberg
#OSANOSDOCONDOR
Os Anos do Condor descreve a aliança de ditadores da América do Sul concebida na década de 1970 para deter o avanço do comunismo: a Operação Condor. Criado pela ditadura de Augusto Pinochet, o Condor foi responsável pela execução de guerrilheiros, líderes políticos e milhares de civis em todo o continente.
Apresentação
Concebido pelo governo sangrento de Augusto Pinochet, a Operação Condor representava uma aliança entre ditaduras sul-americanas na perseguição do comunismo pelo continente. Naqueles anos de Guerra Fria, havia o pavor de que grupos guerrilheiros, inspirados na experiência revolucionária de Cuba, repetissem na América Latina o que acontecera no Vietnã.
O Condor levou o terrorismo de Estado para além dos limites dos países-membros. Em 1976, o ex-ministro da Defesa chileno, Orlando Letelier, foi morto num atentado em Washington. Segundo a apuração do autor, os Estados Unidos poderiam ter evitado a morte de Letelier, já que conheciam naquele ano os planos do Condor de executar assassinatos no exterior.
Líderes políticos, guerrilheiros e milhares de civis foram executados no período do Condor. Em 1998, Pinochet foi preso em Londres a pedido de juízes espanhóis que o acusavam de cometer crimes de tortura e de assassinato contra a humanidade. A decisão da corte espanhola desencadeou uma série de processos contra militares e políticos implicados no Condor. Mais informações sobre esses processos podem ser obtidas em www.johndinges.com/condor.
Ficha Técnica
Título original: THE CONDOR YEARS
Tradução: Rosaura Eichenberg
Capa: Ettore Bottini
Páginas: 448
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.540 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 13/05/2005
ISBN: 9788535906486
Selo: Companhia das Letras
Autor

Assine a newsletter da Companhia